Choosing Wisely: 5 recomendações de ortopedia pediátrica

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Desde seu lançamento, a campanha Choosing Wisely já publicou diversas recomendações de procedimentos e exames que devem ser evitados. Essa lista é constantemente atualizada pelas entidades internacionais mais relevantes. Esse mês, a American Academy of Pediatrics-Section on Orthopaedics e a Pediatric Orthopaedic Society of North America elaboraram suas cinco dicas para a área de ortopedia pediátrica. São elas:

1) Não solicitar ultrassonografia do quadril para excluir displasia do desenvolvimento do quadril ou luxação congênita do quadril se o bebê não tiver fatores de risco e apresentar um exame de quadril clinicamente estável.

2) Não solicitar radiografias ou aconselhar órtese ou cirurgia para uma criança com menos de 8 anos de idade com metatarso varo congênito (pigeon toes).

3) Não recomendar sapatos ortopédicos ou outros itens personalizados para uma criança com pés planos minimamente sintomáticos ou assintomáticos.

4) Não solicitar exames avançados de imagem (RM ou TC) para a maioria das condições músculoesqueléticas em uma criança até que todos os exames clínicos, laboratoriais e radiográficos adequados tenham sido concluídos.

5) Não solicitar radiografias para acompanhamento de fraturas em fivela (ou torus) se não forem mais macias ao toque ou dolorosas.

Leia todas as recomendações em detalhe nesse link.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Muito bom!
    Gostaria de receber material sobre Emergência Pediátrica. O quê não devemos fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar