Toda semana, trazemos para você um conteúdo compartilhado do Whitebook Clinical Decision, nosso aplicativo #1 de condutas médicas, com o objetivo de te manter atualizado sobre as melhores práticas clínicas. Como parte da nossa retrospectiva, apresentamos os cinco conteúdos mais acessados de 2017!
1. 11 tipos de sutura que todo médico deve conhecer
As suturas são a melhor forma de realizar o fechamento adequado de ferimentos e permitir a aproximação ideal dos bordos. A escolha do fio baseia-se no local do ferimento, extensão e área de exposição. Veja aqui os 11 principais tipos de sutura na prática médica.
2. Você sabe identificar a síndrome de brugada?
Síndroma de Brugada é causa mais comum de morte súbita (12% dos casos) em indivíduos sem alterações cardíacas estruturais. É uma arritmia hereditária provocada por uma mutação no gene SCN5A, que leva a uma alteração estrutural dos canais de sódio cardíacos. Mais comum em adultos jovens do sexo masculino, e de origem asiática. Pode provocar morte súbita (através de taquicardia ventricular polimórfica), principalmente em indivíduos em repouso ou durante o sono. Veja aqui como identificar a síndrome.
3. Abordagem terapêutica na sepse grave: o que você precisa saber
No diagnóstico inicial de sepse grave, deve-se administrar 30 ml/kg de cristaloide. A seguir, reavalie o paciente continuamente quanto à necessidade de novo bolus frente à perfusão hemodinâmica. Veja aqui tudo que você precisa saber sobre o tema!
4. Você sabe mesmo diagnosticar a anemia?
Em adultos, é muito comum a presença de várias causas de anemia num mesmo paciente, principalmente em pacientes hospitalizados e idosos. Portanto, muito cuidado com os algoritmos diagnósticos de anemia e sempre tenha em mãos a maior quantidade possível de informações antes de fechar o diagnóstico. Saiba tudo aqui.
5. Anafilaxia: causas e apresentação clínica
A anemia apresenta-se com manifestações isoladas ou em combinação envolvendo diversos sistemas. Quais são as causas? E a apresentação clínica? Saiba aqui.