A idade paterna avançada pode impor riscos à gestação

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Já sabemos de longa data que as gestantes acima dos 35 anos desenvolvem mais riscos tanto fetais quanto maternos, com maiores taxas de abortamento, síndromes genéticas, desenvolvimento de pré-eclâmpsia, e diabetes gestacional. 

Alguns estudos buscaram identificar se a idade do pai poderia influenciar de alguma forma em resultados adversos na gravidez. Um recente estudo de 2016, retrospectivo de base populacional de mais de 40 milhões de nascimentos nos EUA observou que a idade do pai acima de 45 anos aumentou as chances de diabetes gestacional na mãe e de parto prematuro e convulsões neonatais. 

Leia também: Exposição a temperaturas diferentes durante a gravidez: risco para natimortos?

Outros estudos anteriores sugeriram que a idade paterna avançada estava associada a maiores taxas de aborto e resultados obstétricos ruins. Uma revisão sistemática publicada em 2018 revisou resultados adversos em crianças em curto e longo prazo e mostrou uma associação entre o avanço da idade paterna e vários transtornos neuropsiquiátricos, bem como natimortos, fendas orofaciais e trissomia do cromosso 21.

A idade paterna avançada pode impor riscos à gestação

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Novas evidências

Neste mês de agosto de 2021, a Obstetrics & Gynaecology divulgou um estudo desenvolvido em Londres, conduzido no Centre for Reproductive and Genetic Health, Londres, no Reino Unido, com mais evidências dos riscos da idade paterna avançada.

Idade paterna e técnicas de reprodução assistidas

Um total de 4.271 homens foram elegíveis para análise, e os pesquisadores buscaram investigar se homens acima de 50 anos teriam menos sucesso nas técnicas de fertilização assistida.

O estudo mostrou que o número de nascidos vivo e gravidez são afetados negativamente pela idade paterna acima de 50 anos, sendo este efeito independente da idade feminina. 

Saiba mais: Quais os riscos importantes da obesidade na gravidez?

Uma proporção significativamente menor de homens com mais de 51 anos atendeu aos critérios de análise de sêmen da Organização Mundial da Saúde em comparação com homens com menos de 51 anos de idade. Tanto a idade materna quanto a paterna foram mantidas no modelo multivariado e para todos os subgrupos de idade materna a probabilidade de nascimento vivo diminuiu com a idade paterna acima de 50, muito embora a idade paterna acima de 50 anos não tenha sido um preditor independente de abortamento.

Um ponto forte deste estudo de coorte é que ele inclui um grande número de homens com mais de 50 anos, sendo considerado a segunda maior coorte da literatura, e incluiu todas as causas de infertilidade.

Os pesquisadores fazem um apelo para que os homens sejam informados sobre os riscos de se postergar a paternidade.

Autor(a):

Referencias bibliográficas:   

  • Morris G, Mavrelos D, Odia R, Viñals Gonzalez X, Cawood S, Yasmin E, Saab W, Serhal P, Seshadri S. Paternal age over 50 years decreases assisted reproductive technology (ART) success: A single UK center retrospective analysis. Acta Obstet Gynecol Scand. 2021 Aug 17. doi: 10.1111/aogs.14221. Epub ahead of print. 
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar