Leia mais:
Leia mais:
Exposição a temperaturas diferentes durante a gravidez: risco para natimortos?

Exposição a temperaturas diferentes durante a gravidez: risco para natimortos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em um mundo preocupado com a interferência climática sobre a vida das pessoas, o potencial efeito das mudanças de temperaturas sobre a gestação e suas consequências torna-se assunto de interesse. Afinal, alterações na evolução normal da gravidez podendo inclusive levar ao óbito fetal são preocupantes. 

Além do impacto emocional e econômico, a morte fetal pode estar relacionada a estilo de vida materno e mais recentemente, a partir de 2017, muitos trabalhos têm relacionado as mudanças de temperatura (tanto as temperaturas mais frias como as mais quentes) como fatores interferem no seu desfecho: trabalhos de parto prematuros, alterações de peso ao nascimento e até mesmo a evolução para óbito com natimorto durante transcurso da gestação. O mecanismo fisiopatológico responsável por essa evolução ainda não está completamente esclarecido, mas as evidências têm sido contundentes em associar as oscilações térmicas a desfechos desfavoráveis na gravidez. 

Leia também: Saiba quais doenças aumentam o risco cardiovascular futuro durante a gestação

Exposição a temperaturas diferentes durante a gravidez: risco para natimortos?

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Análise recente

Um estudo australiano publicado na Environmental Research de junho de 2021, mostrou essa relação em uma metanálise analisando 20 anos de publicações (2000 a 2020). Os estudos incluídos, apesar de serem todos retrospectivos, mostraram achados bem interessantes sobre a influência climática, principalmente no final da gravidez sobre sua evolução final.

  • Exposições a temperaturas ambiente extremas durante a gravidez parecem aumentar o risco de natimorto, particularmente no final da gravidez.
  • A taxa de natimortos entre 12 estudos variou de 1,9 a 38,4 natimortos por nascimentos entre 11 países de alta renda e um país de renda média baixa.

Saiba mais: Gravidez: o que acontece com as doenças oculares preexistentes?

  • Os dados de exposição foram derivados de monitores municipais ou nacionais com base em estações meteorológicas (66,6%) ou um modelo de previsão (16,7%); caso contrário, não relatado (16,7%).
  • No geral, o risco de natimorto parece aumentar em temperaturas abaixo de 15 °C e acima de 23,4 °C. O risco mais alto está acima de 29,4 °C.
  • Estima-se que 17–19% dos natimortos são potencialmente atribuíveis à exposição crônica a temperaturas extremas de calor e frio durante a gravidez.

Mensagem final

A exposição da gestante a extremos de temperatura não pode ser ignorada. Sempre que for possível a mulher grávida deve-se proteger, principalmente no final da gravidez. Apesar das limitações do estudo (retrospectivo, não análise de outros fatores ambientais como água, poluição local, homogeneização de grupos) o tema é relevante, merece atenção e estudo para elucidação fisiopatológica e prevenção de eventos não desejáveis na gravidez.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Sexton J, et al. Systematic review of ambient temperature exposure during pregnancy and stillbirth: Methods and evidence. Environmental Research. 2021 June;197:111037. doi: 10.1016/j.envres.2021.111037
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar