Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: dose de reforço da Pfizer, tratamento da escabiose e mais! [podcast]
O manejo da diabetes na doença renal crônica: alvos e insulina
A pílula anticoncepcional pode reduzir o risco de diabetes nos casos de síndrome dos ovários policísticos
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca

A pílula anticoncepcional pode reduzir o risco de diabetes nos casos de síndrome dos ovários policísticos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Sabemos de longa data que pacientes com síndrome dos ovários policísticos (SOP) estão mais sujeitas ao desenvolvimento de câncer de endométrio, dislipidemia, hiperandrogenismo, obesidade, diabetes, e aumento do risco cardiovascular de uma forma geral.

Um dos grandes pilares terapêuticos se baseia no uso de anticoncepcionais combinados (ACO) que melhoram os achados de acne e hirsutismo, regularizam o ciclo menstrual, garantindo maior proteção endometrial, e otimizam o perfil lipídico.

anticoncepcional

Estudo sobre o uso de anticoncepcional

Nesse mês de outubro de 2021, um artigo publicado pela American Diabetes Association somou mais um ponto positivo para o uso do anticoncepcional no contexto de SOP: mulheres com a síndrome que usam ACO parecem ter um risco menor de desenvolvimento de diabetes, independente do índice de massa corporal (IMC). 

Os pesquisadores desenvolveram uma coorte e um estudo caso-controle a partir de um banco de dados de cuidados primários do Reino Unido, The Health Improvement Network (THIN), com uma amostra populacional de 3,7 milhões de pacientes de 787 diferentes clínicas.

O trabalho desenvolveu uma coorte de base populacional retrospectivo para determinar o risco de diabetes entre 64.051 mulheres com SOP e 123.545 sem a síndrome. Além disso, foi realizado um estudo de caso-controle farmacoepidemiológico para investigar o uso de ACO em relação ao risco de disglicemia, com um n de 2.407 mulheres com SOP com e sem diagnóstico de disglicemia.

Leia também: Mulheres com níveis mais altos de testosterona endógena têm risco para diabetes tipo 2?

As mulheres com SOP em uso de ACO tiveram um risco 26% menor de desenvolvimento de DM2

O estudo mostra-se como pioneiro em trazer essa evidência em uma robusta amostra populacional, e suas conclusões podem impactar de forma determinante na tomada de decisões terapêuticas a longo prazo na vida dessas mulheres. 

Os autores enfatizam que suas evidências são limitadas devido ao desenho retrospectivo e pelo uso de dados de prontuários eletrônicos coletados rotineiramente, o que não permite a exclusão do impacto do viés de prescrição por indicação.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Kumarendran B, et al. Polycystic Ovary Syndrome, Combined Oral Contraceptives, and the Risk of Dysglycemia: A Population-Based Cohort Study With a Nested Pharmacoepidemiological Case-Control Study. Diabetes Care. 2021 Oct 14:dc210437. doi: 10.2337/dc21-0437. Epub ahead of print. PMID: 34649997.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.