Leia mais:
Leia mais:
Infográfico de vacinação contra Covid-19 no Brasil
Covid-19: Entidades médicas recomendam o uso do teste rápido de antígeno
OMS desenvolveu uma definição de caso clínico para a condição clínica pós-Covid-19
Complicações neurológicas da Covid-19
Anvisa aprova estudo com células-tronco para tratamento da Covid-19

Pandemia causa redução no uso de anticoncepcionais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Diante do cenário pandêmico da Covid-19, houve a percepção de um aumento considerável de gestações não planejadas tanto no Brasil, como no mundo. Essa tendência elevou o número de abortamentos espontâneos e provocados, natimortos, neomortos, e complicações maternas. As restrições da Covid-19 impuseram vários impasses ao uso de anticoncepcionais: fechamento de postos de saúde, farmácias; escassez de suprimentos, falta de conhecimento sobre interferência da pílula anticoncepcional com Covid-19. 

Claramente observamos que pessoas de origens sócio-demográficas e econômicas mais desfavorecidas mostraram ser mais propensas a enfrentar barreiras à contracepção, sugerindo desigualdades crescentes no acesso à contracepção durante desastres.

Pandemia causa redução no uso de anticoncepcionais

Evidências atuais

O tema inspirou o European Journal of Contraception & Reproductive Health Care a publicar uma revisão sistemática em março deste ano de 2021 abordando como grandes desatres: pandemia, Covid-19, zika vírus, guerras, podem alterar a anticoncepção feminina nos países de alta renda.

O trabalho incluiu 110 artigos, dos quais a grande maioria era literatura latina com enfoque no surto do vírus da zika e Covid-19. As evidências incluídas nesta revisão confirmaram que a contracepção é altamente importante durante desastres. 

O estudo ratifica a ideia do quão necessária é a anticoncepção para reduzir os resultados adversos de saúde, por exemplo, nascimentos com microcefalia relacionados ao zika vírus e os custos de cuidados de saúde associados, mas também para garantir que as necessidades contraceptivas sejam atendidas durante desastres que podem fazer com que as pessoas atrasem o planejamento familiar devido a questões financeiras ou médicas.

O estudo defende a ideia de que durante os cenários de desastres naturais ou sociais, deve haver esforços políticos para facilitar o acesso à anticoncepção, bem como disponibilização gratuita dos mesmos.

Os benefícios dos anticoncepcionais além da anticoncepção

Para mulheres em serviço implantadas, a contracepção é particularmente importante para a supressão menstrual. A revisão identificou que as mulheres em serviço em áreas de desastre tinham um grande desejo de supressão menstrual e de controle dos sintomas menstruais. Já que a menstruação faz com que as mulheres precisem usar mais os sanitários, situação inconveniente para as equipes de saúde que trabalham nas enfermarias Covid-19, pois o equipamento de proteção individual deve ser retirado e colocado a cada visita ao sanitário.

Leia também: Pílulas anticoncepcionais não hormonais masculina será uma realidade?

Torna-se claro que há uma necessidade de remoção de barreiras aos anticoncepcionais em momentos de extrema ruptura social. Os efeitos colaterais que podem ser vistos como benéficos, como a supressão da menstruação, devem ser destacados para os usuários dos serviços, particularmente aqueles que atuam na de linha de frente da Covid-19.

Autora:

Referência bibliográfica:

  • Benjamin Freed, Sarah Hillman, Saran Shantikumar, Debra Bick, Jeremy Dale & Julia Gauly (2021) The impact of disasters on contraception in OECD member countries: a scoping review, The European Journal of Contraception & Reproductive Health Care, doi: 10.1080/13625187.2021.1934440

 

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar