Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Enfermagem / A Sistematização da Assistência de Enfermagem e a identidade profissional do enfermeiro
enfermeiros com pranchetas nas mãos aprendendo sobre sistematização da assistencia de enfermagem

A Sistematização da Assistência de Enfermagem e a identidade profissional do enfermeiro

Esse conteúdo é exclusivo para
médicos.

Para ter acesso, identifique-se através do login ou cadastre-se gratuitamente!

A resolução COFEN 358/2009 determina a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em todos os ambientes onde a enfermagem esteja presente. Apesar de amplamente difundida e valorizada na academia, a sua implementação não contempla todos os locais que prestam assistência de enfermagem.

Diante dessa dicotomia, cabe a pergunta: “qual a importância da SAE para a enfermagem?”

Sistematização da Assistência de Enfermagem

A grande importância da SAE para a enfermagem é a construção, reconstrução e modificação da identidade profissional da enfermagem, possibilitando que toda a sociedade reconheça a importância social do profissional de enfermagem e dando-lhe o status social devido.

A identidade é um processo contínuo de significação do papel dos seus atores no meio ao qual pertencem. A formação da identidade é dinâmica, sofre influência da tradição e da cultura. Já a identidade profissional tem relação com as características em comum que os diversos profissionais vão apresentar e como desempenham o seu papel na sociedade.

A formação de identidade profissional, por tratar-se da formação de uma identidade coletiva, é importante que os diversos indivíduos que formam essa coletividade apresentem características em comum, saberes e práticas balizados pelos mesmos fundamentos e sentimento de pertencimento dos indivíduos. Nesse sentido, a SAE contribui para que toda a prática dos profissionais de enfermagem seja pautada no processo de enfermagem, valorizando o conhecimento científico e aumentando o sentimento de pertencimento de todos os componentes envolvidos na SAE.

Mais do autor: Dia Internacional de Enfermagem: boas memórias para guardarmos neste ano

Por tratar-se de um método científico de trabalho, cuja execução é contínua e o objetivo final é um resultado de manutenção da saúde e melhora de agravos, a SAE evidencia o método de trabalho e atribui o sucesso a todos os profissionais envolvidos na assistência, aumentando a visibilidade social, não de um indivíduo, mas de toda a equipe de enfermagem.

Inegável método científico de praticar a enfermagem, trazendo benefícios para os usuários do sistema de saúde, possibilitando o avanço técnico e científico da profissão, a SAE é fundamental para a consolidação social da autonomia e construção da identidade social e profissional do enfermeiro.

Amanhã teremos uma nova live! Não perca! Clique aqui para saber mais!

Autor:

Referências bibliográficas:

  • Gutiérrez MGR, Morais SCRV. Sistematização da Assistência de Enfermagem e a formação da identidade profissional. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2017 ; 70( 2 ): 436-441.
  • Silva AR, Padilha MICS, Backes VMS, Carvalho JB. Identidade profissional da enfermagem brasileira. Esc Anna Nery 2018.
  • Fuly PSC, Leite JL, Lima SBS. Correntes de pensamento nacionais sobre rentes de pensamento nacionais sobre sistematização da assistência de enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2008
  • Pires DEP. Transformações necessárias para o avanço da Enfermagem como ciência do cuidar. Rev Bras Enferm[Internet]. 2013 [cited 2016]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.