Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Enfermagem / Dia Internacional de Enfermagem: boas memórias para guardarmos neste ano
vários profissionais juntos no dia internacional de enfermagem

Dia Internacional de Enfermagem: boas memórias para guardarmos neste ano

Acesse para ver o conteúdo

Inscreva-se gratuitamente para acessar esse conteúdo e muito mais no Portal PEBMED!

Tenha acesso ilimitado a quizzes, casos clínicos, novos estudos e diretrizes atualizadas.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Hoje, dia 12 de maio, é comemorado o Dia Internacional de Enfermagem, por isso o Nursebook, junto do Portal PEBMED, está realizando uma programação especial para esta semana: um texto por dia! Além disso, no próprio dia 12 vai ser realizada uma live no instagram @nursebook_app, saiba mais aqui!

Notícias boas do ano da enfermagem

Diante desse momento tão difícil para toda a humanidade, de muito trabalho para a equipe de enfermagem, com perdas de muitos colegas de trabalho, a equipe do Nursebook fez esse pequeno texto com uma coletânea de notícias positivas sobre a enfermagem ao longo desse ano.

1. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o ano de 2020 como o ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia.

Essa campanha tem como objetivo valorizar os profissionais de enfermagem e obstetrícia, melhorar suas condições de trabalho, capacitar os profissionais e investir na enfermagem e obstetrícia como estratégia para levar a educação sanitária para toda a população.

2. Em consonância com o Ano Internacional dos Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia

A Campanha Nursing Now é uma campanha cujo objetivo é dar visibilidade e valorizar o trabalho e a ciência da equipe de enfermagem, aumentando os espaços políticos ocupados por profissionais de enfermagem.

3. Para iniciar o ano com uma notícia para renovar as esperanças

Logo no início do ano viralizou a notícia da aprovação de um idoso no vestibular da Universidade Federal do Pará. Uma notícia simbólica para a enfermagem, pois trás a importância do foco e persistência para alcançarmos nossos objetivos. Desejamos ao Alcyr Ataíde Carneiro muita sorte e sucesso nessa empreitada.

4. Uns entrando na faculdade e outros saindo direto para o fronte de batalha

Por conta do aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, a carência de profissionais tornou-se uma realidade em muitas localidades, considerando a responsabilidade social da enfermagem, diversos cursos de enfermagem anteciparam as suas colações, respeitando os critérios estabelecidos em lei.

5. Viver os dois lados da moeda

Ser enfermeiro consiste em muito mais do que uma ciência que pode ser aprendida num banco de estudo, ao enfermeiro utiliza conhecimento científico, experiência pessoal e experiências profissionais para prestar a melhor assistência à população. Neste caso, temos certeza que para Valério Azevedo a experiência pessoal com a doença será importante para a gestão da unidade.

6. Defendendo a saúde da população em todos os fronts de batalha

Muitos foram os colegas de profissão que perderam a vida para salvar a vida dos pacientes, mas jamais serão esquecidos por nós. A enfermagem combina com coragem, coragem que temos para enfrentar a doença e a morte coragem para homenagear os nossos e lutar por melhores condições de trabalho e melhorias da assistência à saúde da população. Que esses 60 enfermeiros nos contagiem com a sua coragem.

7. A enfermagem dando exemplo

Estudantes de enfermagem, a exemplo dos enfermeiros e técnicos de enfermagem no front de batalha, em articulação com os seus cursos, tem oferecido serviços essenciais para a prevenção da Covid-19. Aqui vemos estudantes que contribuíram na campanha de vacinação contra a gripe e na orientação à população.

8. É preciso cuidar de quem cuida

Em tempos de pandemia, o excesso de trabalho, jornadas de trabalho exaustivas, perda de colegas de trabalho para a Covid-19, distanciamento social, isolamento de entes queridos, ir e voltar do trabalho com medo de ter se contaminado e contaminar entes queridos, condições insalubres de trabalho… esses entre outros fatores aumentam o sofrimento mental do profissional de enfermagem nesse momento. Iniciativas como o Enfermagem Solidária podem contribuir para a diminuição do sofrimento psíquico nesse momento tão difícil.

8. Empatia e compaixão que extrapolam à humanidade

Não só cuidamos da saúde dos humanos, como usamos nossos conhecimentos para salvar vidas de seres que, nem falam nosso idioma. Parabenizamos a essa técnica de enfermagem por esse ato de compaixão e liderança.

9. Não basta fazer, precisamos mostrar quem é a enfermagem

Em consonância com as metas da Campanha Nursing Now, a enfermagem brasileira tem sido essencial no combate ao novo Coronavirus. Durante esse período, temos visto o protagonismo da enfermagem no cerne da profissão, que é a orientação e o cuidado. Nessa reportagem podemos ver um enfermeiro que contribuiu de maneira técnica e assertiva, na valorização da profissão e na orientação à população.

10. “Não podemos desanimar quando a humanidade mais precisa de nós”.

Essa frase foi falada pelo Técnico de Enfermagem Misaque Cardoso Nascimento, que, como forma de diminuir o sofrimento de doentes internados com Covid-19, iniciou o plantão tocando saxofone para seus colegas de trabalho e pacientes.

A equipe Nursebook, com esse texto, homenageia todos os profissionais de enfermagem, que fazem da sua prática, seu conhecimento e suas habilidades, suas verdadeiras armas para promover saúde, prevenir e salvar a população das mais diferentes enfermidades.

Muitas vezes não é possível vencer essa batalha, mas a enfermagem se faz presente até mesmo no leito de morte, amenizando a dor e promovendo a dignidade humana nesse momento tão difícil. Feliz dia do enfermeiro!

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.