Academia Americana de Oftalmologia alerta para riscos de lente de contato sem prescrição - PEBMED

Academia Americana de Oftalmologia alerta para riscos de lente de contato sem prescrição

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

A Academia Americana de Oftalmologia divulgou um alerta sobre o perigo de se utilizar lentes de contato sem prescrição. Alguns pacientes fazem uso de lentes cosméticas no Halloween, por exemplo, comprando-as em lojas ou na internet. Nos Estados Unidos, mesmo sendo ilegal e perigoso o uso de algumas lentes decorativas, elas podem ser compradas em lojas físicas e online.

A academia, portanto, pede que as pessoas comprem lentes decorativas apenas de distribuidores que exijam prescrição e sempre de produtos aprovados pela Food and Drug Administration (FDA).

mulher colocando lentes de contato no espelho

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Lentes de contato

As lentes cosméticas são instrumentos médicos que também devem ser prescritas e adaptadas por um profissional, assim como as outras lentes de contato. Estudos mostram que pessoas que obtêm lentes de contato sem prescrição tem 16 vezes  maior risco de desenvolverem infecção. A academia dá as seguintes dicas:

  • Fazer exame com profissional em saúde ocular;
  • Obter apenas lentes aprovadas pelo FDA;
  • Nunca compartilhar lentes de contato;
  • Fazer sempre uma boa higiene das lentes;
  • Limitar o número de horas de uso das lentes coloridas.

Leia também: Por que o oftalmologista é o único que pode adaptar e indicar o uso de lentes de contato?

Lentes no Brasil

No Brasil, não existe prescrição de lentes de contato. De acordo com a recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM) 1965/11, “a indicação e adaptação de lentes de contato são procedimentos médicos exclusivos”, “…sendo atos intransferíveis e não compartilhados.” Isso significa que ao médico cabe todo o processo, não podendo delegá- lo para outra pessoa.

O processo de adaptação de lentes de contato envolve consulta médica, exames complementares, avaliação clínica da escolha das lentes, processos de adaptação e controle médico periódico. Ao médico cabe determinar as características (material, modelo, desenho e demais parâmetros técnicos) das lentes a serem utilizadas em cada caso.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Resolução CFM 1965/11;
  • Here’s How to Find out if Your Halloween Contact Lenses are Illegal. Oct, 2019. American Academy of Ophthalmology.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar