Leia mais:
Leia mais:
AHA 2020: Questionário SCAPIS para detecção de aterosclerose
Como a terapia hormonal pode retardar a progressão da aterosclerose?
Usados juntos, troponina e cálcio coronário melhoram a avaliação de risco cardiovascular
Rivaroxabana pode reduzir eventos cardiovasculares em pacientes com aterosclerose? [ACC 2020]
TOP 5: estudos da AHA 2019, cuidados paliativos e mais! [podcast]

AHA 2020: Questionário SCAPIS para detecção de aterosclerose

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Com cada vez mais ferramentas não invasivas para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes, é esperada uma crescente tendência de escores e possibilidades de investigação e tratamento em níveis mais primários da atenção, de maneira preventiva.

médico tratando aterosclerose

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Aterosclerose

O estudo SCAPIS, apresentado no AHA Scientific Sessions 2020, elucidou o uso de questionários para identificação de aterosclerose silenciosa. O estudo identificou que cerca de 40% de adultos de meia idade sem doença cardiovascular conhecida apresentavam evidencias de aretosclerose em angiografia coronariana, e 13% já mostravam sinais de doença coronariana difusa.

“Nosso estudo está avaliando se podemos estimar quantas pessoas na população geral apresentam aterosclerose coronariana e, portanto, poderiam beneficiar-se de tratamento preventivo”*, disse o Dr. Göran Bergström para a Medscape Medical News, médico e professor na Sahlgrenska, pela Universidade de Gothenburg, Suécia. A ideia é que, no futuro, estes pacientes ateroscleroticos identificados pelo escore sejam submetidos a exames de estratificação por imagem.

Até o momento, o SCAPIS investigou mais de 30000 pacientes, de 50 a 64 anos ide idade sem histórico de eventos cardiovasculares. Foram questionados sobre gênero, idade, estilo de vida, tabagismo, antropometria, uso de antilipêmicos e pressão arterial para predizer seu risco de doença arterial coronariana.

Segundo Dr. Bergström, “Sabemos que a aterosclerose silenciosa é um grande problema e causa eventos cardíacos súbitos em pacientes que não manifestam qualquer sintoma previamente”*.

* Tradução amadora.

Acompanhe as novidades do AHA 2020 com a gente! Veja mais:

Autora:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar