Anestesia e insuficiência adrenal

A insuficiência adrenal é causada pela produção insuficiente de cortisol pelo córtex da glândula suprarrenal. Saiba mais no Portal PEBMED.

A insuficiência adrenal é causada pela produção insuficiente de cortisol pelo córtex da glândula suprarrenal. A causa pode ser primária, secundária ou terciária. A destruição autoimune do córtex adrenal, como na doença de Addison, representa aproximadamente 80% a 90% dos diagnósticos de insuficiência adrenal primária. A insuficiência adrenal secundária envolve a supressão da liberação de corticotrofina (CTH) pela hipófise, como ocorre nas lesões intracerebrais expansivas, hipofisectomias, lesões e necroses hipofisárias. A insuficiência adrenal terciária é causada pela supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) devido ao uso de altas doses de esteroides (>5mg de equivalente de prednisolona por mais de 4 semanas, independentemente da via de administração) com a súbita retirada desses medicamentos. Além disso, medicações, como o etomidato, podem causar supressão adrenal.

Saiba mais: Anestesia e hipotireoidismo

insuficiência adrenal

Sintomas da insuficiência adrenal

A insuficiência adrenal se apresenta de forma insidiosa e com sintomas inespecíficos. Os principais sinais e sintomas incluem: fadiga (85%-95% dos pacientes), perda de peso (66%-76%), perda de apetite (53%-67%), sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos e dores abdominais, mialgia (40%), hiponatremia (70%-80%), hiperpigmentação da pele (41%-74%), hipercalemia (30%-40%) e hipotensão postural (55%-68%).

O diagnóstico de insuficiência adrenal é feito com o teste de estimulação com ACTH, onde após a administração de 250mcg de ACTH é realizado dosagens seriadas de cortisol e ACTH. Uma vez confirmado o diagnóstico, a terapia com hidrocortisona deve ser iniciada.

Pacientes com insuficiência adrenal, submetidos a algum estresse agudo, como cirurgia, trauma ou infecção, podem evoluir para um colapso cardiovascular, caracterizado por hipotensão e choque hipovolêmico refratários à reposição de fluidos e inotrópicos. O manejo dessa crise adrenal envolve a ressuscitação volêmica e administração de glicocorticoides. A primeira é realizada com solução salina 0,9% na tentativa de corrigir uma hiponatremia já instalada enquanto a segunda é feita com hidrocortisona 100-300mg por dia. O tratamento da crise adrenal não deve ser atrasado para a realização do teste de estimulação com ACTH, mas os níveis basais de ACTH e cortisol podem ser obtidos antes do início da terapia com corticoide.

Leia também: Anestesia e tireotoxicose

Contexto anestesiológico

O manejo perioperatório do paciente com insuficiência adrenal é um desafio para o anestesiologista. Esses pacientes devem passar por um especialista antes de cirurgias eletivas para checagem da integridade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Pacientes com baixo risco de supressão do eixo HHA, como aqueles que usam < 5mg/dia de equivalentes de prednisolona, não necessitam de terapia de reposição durante o período perioperatório. Vale lembrar que a terapia possui seus efeitos colaterais, como imunossupressão, risco aumentado de infecção, hiperglicemia e piora da cicatrização da ferida operatória.

Referências bibliográficas:

  • Peramunage D, Nikravan S. Anesthesia for Endocrine Emergencies. Anesthesiol Clin. 2020 Mar;38(1):149-163. doi: 10.1016/j.anclin.2019.10.006. Epub 2020 Jan 2. PMID: 32008649.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.