Leia mais:
Leia mais:
Anestesia e feocromocitoma
Anestesia e insulinoma
Procedimento intra parto extra uterino: um desafio multidisciplinar
Síndrome do pé caído: sintomas e diagnóstico
Blog do Whitebook: novos conteúdos de Anestesiologia

Anestesia e insulinoma

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os insulinomas são tumores neuroendócrinos intrapancreáticos (originários das células β das ilhotas de Langerhans) secretores de insulina, independentemente da glicemia. A maioria é benigno, se apresenta geralmente na 4° ou 5° década de vida como uma lesão solitária menor que 2 cm. Até 10% dos insulinomas estão associados com a neoplasia endócrina múltipla do tipo 1 com maior risco de malignidade.

Saiba mais: Anestesia para procedimentos cardíacos minimamente invasivos

insulinoma

Diagnóstico do insulinoma

Os sinais e sintomas são decorrentes da hipoglicemia gerada pela secreção inapropriada de insulina. São eles: convulsões, fadiga, confusão mental, alterações comportamentais podendo chegar a perda da consciência e até mesmo a morte, palpitações, sudorese, tremores e ansiedade.

O padrão ouro para o diagnóstico de insulinoma é o teste de jejum supervisionado de 72h. Como os sintomas são inespecíficos, a hiperinsulinemia endógena deve ser considerada na presença da tríade de Whipple (hipoglicemia + sintomas de hipoglicemia + melhora com administração de glicose). Após a confirmação diagnóstica, a localização é realizada com exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, cintilografia para receptor de somatostatina e endoscopia. Como a maioria dos tumores são pequenos e benignos, a ressecção cirúrgica torna-se potencialmente curativa.

Leia também: Uso de aparelhos de anestesia para ventilação de pacientes com Covid-19

O manejo anestésico durante a ressecção cirúrgica do insulinoma se dá com a monitorização da hipoglicemia causada pela exposição e manipulação do tumor e de hiperglicemia após a ressecção do mesmo. A hipoglicemia pode ser evitada com a administração de glicose hipertônica enquanto a hiperglicemia que ocorre 90minutos após a exérese do tumor prediz que a ressecção foi completa. Medicações como diazoxida e somatostatina pode ser administradas para bloquear a liberação de insulina para pacientes que não são bons candidatos à cirurgia ou que possuam tumores não-operáveis.

Autor:

Referências bibliográficas:

  • Peramunage D, Nikravan S. Anesthesia for Endocrine Emergencies. Anesthesiol Clin. 2020 Mar;38(1):149-163. doi: 10.1016/j.anclin.2019.10.006. Epub 2020 Jan 2. PMID: 32008649.

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.