Anifrolumabe: saiba mais no bulário do Whitebook!

Em casos de LES moderado a grave, o uso do anifrolumabe bloqueia a atividade biológica dos receptores do interferon tipo I (IFNAR 1).

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune de caráter crônico, com curso variável e sintomas diversos. Nesse contexto, atingir a remissão ou a baixa atividade de doença, de modo a melhorar a qualidade de vida do paciente é um dos objetivos do tratamento.

Leia mais: Lúpus: o que sabemos sobre o acometimento ocular nessa doença?

Em casos de LES moderado a grave, o uso de anifrolumabe é uma das opções terapêuticas. Tal fármaco é um anticorpo monoclonal humano que bloqueia a atividade biológica dos receptores do interferon tipo I (IFNAR 1). Contribui para o controle do lúpus uma vez que o IFNAR elevado desempenha papel crítico na sua patogênese. Logo, com a sua ação, redução dos processos imunológico e inflamatório e consequentemente do número de crises em função da doença.

Cabe destacar que deve ser administrado por via endovenosa, associado ao esquema terapêutico padrão do lúpus e não pode ser usado por crianças. Quanto aos efeitos colaterais, os mais comuns são as infecções de vias aéreas superiores e bronquite.

Anifrolumabe

Mecanismo de Ação

Liga-se à subunidade 1 do receptor interferon tipo I (IFNAR1), inibindo a sinalização de IFN tipo I e, consequentemente, bloqueando a sua atividade biológica. Reduz os níveis de IFNAR1, na superfície celular, disponíveis para a síntese do receptor. O bloqueio do receptor, por sua vez, inibe a expressão genética responsiva de IFN, bem como diminui os processos inflamatórios e imunológicos.

Apresentação

Solução para diluição para infusão: 150 mg/mL – frasco-ampola com 2 mL.

Uso Clínico

Lúpus eritematoso sistêmico moderado a grave, positivo para autoanticorpos, em adição à terapia padrão.

Quer saber mais sobre o anifrolumabe? Acesse agora mesmo no Whitebook! Basta seguir este caminho após abrir o WB no seu navegador ou pelo app: Início Icone de proximo Medicamentos Icone de proximoBulário Icone de proximoAnifrolumabe

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Saphnelo© (Anifrolumabe). Mauricio Rivas Marante. São Paulo: AstraZeneca do Brasil Ltda, 2023. Bula do medicamento.
  • Tanaka Y, Tummala R. Anifrolumab, a monoclonal antibody to the type I interferon receptor subunit 1, for the treatment of systemic lupus erythematosus: an overview from clinical trials. Mod Rheumatol. 2021; 31(1):1-12
  • Wallace DJ. Overview of the management and prognosis of systemic lupus erythematosus in adults. Uptodate, 2023.