Anvisa autoriza importação de 6 milhões de doses da Coronavac

A Anvisa autorizou a importação de 6 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela Sinovac, a Coronavac.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na última sexta-feira, 23, a importação de 6 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela Sinovac, a Coronavac. O pedido foi feito pelo Instituto Butantan, em São Paulo, como parte do contrato com a empresa chinesa.

A vacina ainda não tem registro no Brasil para iniciar a distribuição, e as doses devem ficar reservadas até o momento da liberação pela agência. No acordo de transferência de tecnologia e aquisição entre o Governo de São Paulo e a Sinovac, 6 milhões de doses são importadas prontas, e as outras 40 milhões serão produzidas pelo Butantan. A importação da matéria-prima para produção das outras doses, porém, ainda não foi liberada pela Anvisa.

Leia também: Entre liberações e interrupções: como funcionam os ensaios clínicos de vacinas?

mão segurando seringa e vidro de vacina coronavac

Coronavac

Ainda em fase 3, os testes da Coronavac estão em andamento no Brasil e em outros países. Na China, um estudo com mais de 50 mil pessoas demonstrou segurança e eficácia da vacina contra a Covid-19. Após a divulgação dos dados, o número de voluntários foi ampliado no Brasil, e possui, atualmente, mais de 13 mil.

O Governo de São Paulo, esta semana, anunciou a intenção de ampliar ainda mais os testes. A fase 3 de uma vacina é quando a eficácia deve ser comprovada e, para isso, quanto maior o número de pessoas envolvidas, melhor. Idealmente, esses estudos são ensaios clínicos randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo.

A Anvisa reforçou, em nota, que a vacina só poderá ser utilizada após a concessão do registro, que só acontecerá quando a empresa conseguir comprovar a eficácia, a segurança, a qualidade e as condições de boas práticas de fabricação.

Testes no Brasil

Além da Coronavac, outras três vacinas estão em estudos com voluntários brasileiros: a AZD1222, conhecida como vacina de Oxford e produzida em parceria com a AstraZeneca; a BNT162b2, da empresa alemã BioNTech em parceria com farmacêutica americana Pfizer; e a Ad26.COV2.S da farmacêutica Janssen-Cilag (divisão da Johnson & Johnson).

Os testes da vacina da Janssen, porém, estão interrompidos após um possível efeito colateral grave em um participante do estudo de fase 3.

Tanto a vacina de Oxford quanto a Coronavac já estão submetendo os dados de seus estudos à Anvisa, no novo processo de “submissão contínua”, feito especialmente para as vacinas contra o SARS-CoV-2. O objetivo é que, no momento do registro, a liberação aconteça de forma mais rápida.

Distribuição

Apesar do contrato de 46 milhões de doses pelo Governo de São Paulo, o Governo Federal anunciou que não tem intenção de comprar a vacina chinesa. Até o momento, o Ministério da Saúde anunciou que 140 milhões de doses de vacinas devem ser distribuídas no primeiro semestre de 2021 para os brasileiros a partir de duas parcerias: o Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o contrato com o laboratório AstraZeneca, que produz a vacina de Oxford.

O Plano Nacional para Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Governo Federal deve ser divulgado até dezembro deste ano.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão