Leia mais:
Leia mais:
Eficácia da terceira dose de CoronaVac em pacientes com doenças reumáticas imunomediadas
Conheça a próxima etapa do estudo da Unicamp e USP sobre os efeitos da covid-19 no cérebro
Covid-19: Ministério da Saúde anuncia aplicação da quarta dose em pessoas a partir dos 80 anos
ISICEM 2022: há benefício na terapia antiplaquetária em pacientes críticos com covid-19?
Covid-19: Publicação do Ministério da Saúde avalia impactos da pandemia na saúde dos brasileiros

Coronavac, vacina contra a Covid-19, apresenta segurança e eficácia, e testes são ampliados

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Governo de São Paulo anunciou ontem, 23, que os resultados parciais da fase 3 do estudo da Coronavac, vacina chinesa contra a Covid-19, com mais de 50 mil pessoas, demonstraram segurança e eficácia. Segundo o governador do estado, João Dória, 94,7% não apresentaram efeitos adversos à vacina. No mesmo dia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a ampliação dos testes no Brasil para o total de 13.060 voluntários.

A Coronavac é produzida pela Sinovac e possui parceria, no país, com o Instituto Butantã. Segundo os dados divulgados em coletiva de imprensa, a pesquisa teve 50.027 participantes na China e apenas 5,36% tiveram eventos adversos, mas todos de grau baixo. As reações mais comuns foram dor no local da aplicação (3,08%), fadiga (1,53%) e febre moderada (0,21%).

Apenas 0,03% tiveram efeitos mais graves, como perda de apetite, dor de cabeça e febre acima de 38,5º.

Ouça também: Como é a produção de uma nova vacina e o que falta para vacina da Covid-19? [podcast]

médico aplicando vacina contra covid-19, coronavac, em paciente

Vacina contra a Covid-19

Na última semana, a Anvisa liberou a ampliação de testes da vacina de Oxford no país. Agora, além da inclusão de mais 4 mil voluntários para os testes da Coronavac, a agência autorizou também a inclusão de dois novos estados: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Além disso, a vacina Ad26.COV2.S, da farmacêutica Jansen-Cilag, também obteve autorização para realizar o estudo nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina e o Distrito Federal.

Além das três, o estudo com a BNT162b2, da empresa alemã BioNTech em parceria com farmacêutica americana Pfizer, também está sendo realizado com voluntários do Brasil. As empresas solicitaram recentemente ao Food and Drug Administration (FDA) uma autorização para ampliar o número total de voluntários, mas ainda não obtiveram respostas.

Eficácia e segurança

Os estudos de fase 1 e fase 2 de todas as quatro vacinas demonstraram eficácia na produção de anticorpos e/ou células T, além de segurança, com efeitos colaterais leves.

A Sinovac foi a primeira a divulgar os dados parciais da fase 3, que ainda não foram publicados. Mas a Pfizer anunciou que deve divulgar, ainda este mês, seus resultados iniciais dos testes com voluntários.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.