Leia mais:
Leia mais:
Gota e Colchicina: cuidado na prescrição
Gota: diagnóstico, tratamento e recomendações [podcast]
Qual é o impacto da gota globalmente?
Estudo sugere rotina de sono para as crianças
IMC mais alto pode ter relação com variação e duração do sono?

Apneia do sono pode aumentar risco de gota?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) está associada a uma série de comorbidades, como fibrilação atrial e hipertensão. Em novo artigo do Arthritis & Rheumatology, pesquisadores investigaram se pessoas com SAOS têm maior probabilidade de desenvolver gota a curto e longo prazo.

Para isso, foi realizado um estudo de coorte retrospectivo com a base UK Clinical Practice Research Datalink. Entre o período de 1990 e 2010, 15.879 indivíduos com idade ≥ 18 anos com diagnóstico de apneia do sono foram selecionados e pareados com até quatro indivíduos sem SAOS (total de 63.296); o follow-up foi até o final de 2015.

O risco de gota foi avaliado em diferentes momentos e resultados específicos da categoria de massa corporal.

LEIA MAIS: Você sabe quais são as manifestações clínicas da gota?

estetoscopio

Apneia do sono e gota

No total, 4,9% dos pacientes com apneia do sono e 2,6% dos controles saudáveis desenvolveram gota. A taxa de incidência por 1.000 pessoas-anos foi de 7,83 (IC de 95%: 7,29 a 8,40) para o grupo SAOS e 4,03 (3,84, 4,23) para o grupo controle, resultando em um hazard ratio (HR) ajustado de 1,42 (1,29 a 1,56).

Em comparação com os participantes saudáveis, o risco de incidência de gota entre os pacientes com apneia do sono foi mais alto em um a dois anos após o baseline (HR 1,64 [1,30 a 2,06]). Esse achado persistiu entre aqueles com sobrepeso e obesidade. Para os indivíduos com IMC normal, o maior risco (HR 2,02 [1,13 a 3,62]) foi observado em dois a cinco anos após o baseline.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que pessoas com apneia do sono têm mais risco de desenvolver gota e o pico de incidência varia de acordo com o IMC.

LEIA MAIS: Apneia obstrutiva do sono – o que todo médico deve saber

Referências:

  • Blagojevic‐Bucknall, M. , Mallen, C. , Muller, S. , Hayward, R. , West, S. , Choi, H. and Roddy, E. (2018), The risk of gout among patients with sleep apnea: a matched cohort study. Arthritis Rheumatol. Accepted Author Manuscript. . doi:10.1002/art.40662
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Gostei…Os artigos bem atualizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.