Página Principal > Medicina Interna > Apneia do sono pode aumentar risco de gota?
estetoscopio

Apneia do sono pode aumentar risco de gota?

Tempo de leitura: 2 minutos.

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) está associada a uma série de comorbidades, como fibrilação atrial e hipertensão. Em novo artigo do Arthritis & Rheumatology, pesquisadores investigaram se pessoas com SAOS têm maior probabilidade de desenvolver gota a curto e longo prazo.

Para isso, foi realizado um estudo de coorte retrospectivo com a base UK Clinical Practice Research Datalink. Entre o período de 1990 e 2010, 15.879 indivíduos com idade ≥ 18 anos com diagnóstico de apneia do sono foram selecionados e pareados com até quatro indivíduos sem SAOS (total de 63.296); o follow-up foi até o final de 2015.

O risco de gota foi avaliado em diferentes momentos e resultados específicos da categoria de massa corporal.

LEIA MAIS: Você sabe quais são as manifestações clínicas da gota?

Apneia do sono e gota

No total, 4,9% dos pacientes com apneia do sono e 2,6% dos controles saudáveis desenvolveram gota. A taxa de incidência por 1.000 pessoas-anos foi de 7,83 (IC de 95%: 7,29 a 8,40) para o grupo SAOS e 4,03 (3,84, 4,23) para o grupo controle, resultando em um hazard ratio (HR) ajustado de 1,42 (1,29 a 1,56).

Em comparação com os participantes saudáveis, o risco de incidência de gota entre os pacientes com apneia do sono foi mais alto em um a dois anos após o baseline (HR 1,64 [1,30 a 2,06]). Esse achado persistiu entre aqueles com sobrepeso e obesidade. Para os indivíduos com IMC normal, o maior risco (HR 2,02 [1,13 a 3,62]) foi observado em dois a cinco anos após o baseline.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que pessoas com apneia do sono têm mais risco de desenvolver gota e o pico de incidência varia de acordo com o IMC.

LEIA MAIS: Apneia obstrutiva do sono – o que todo médico deve saber

Referências:

  • Blagojevic‐Bucknall, M. , Mallen, C. , Muller, S. , Hayward, R. , West, S. , Choi, H. and Roddy, E. (2018), The risk of gout among patients with sleep apnea: a matched cohort study. Arthritis Rheumatol. Accepted Author Manuscript. . doi:10.1002/art.40662

Um comentário

  1. Gostei…Os artigos bem atualizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.