Aspiração fechada versus aberta de cânula endotraqueal em neonatos

Foi realizado estudo avaliando o efeito dos dois sistemas de aspiração na incidência de pneumonia associada à ventilação (PAV) em RN.

O método de aspiração de cânula endotraqueal (CET) foi identificado como um dos procedimentos que mais podem contribuir para a ocorrência de pneumonia associada à ventilação (PAV) em recém-nascidos (RN). Os sistemas de aspiração fechada oferecem a vantagem de ventilação contínua e redução da PAV em relação aos sistemas abertos, pois a exposição a patógenos ambientais é evitada. Além disso, há uma melhor estabilidade fisiológica do método de aspiração fechada em medidas de curto prazo, incluindo, visivelmente,  menos episódios de hipóxia, uma queda menor nos níveis de TcPO2 e menor variabilidade na frequência cardíaca e episódios de bradicardia.

Leia também: Uso de cânula nasal de alto fluxo fora do ambiente da UTI Pediátrica

Devido à escassez de evidências de boa qualidade que estudam o impacto dos métodos de aspiração fechada versus aberta nas taxas de PAV em RN, pesquisadores da Índia conduziram um estudo controlado randomizado para responder essa questão. O artigo Closed versus open endotracheal tube suction in mechanically ventilated neonates: a randomized controlled trial foi publicado no periódico European Journal of Medicine.

Metodologia

Os pesquisadores realizaram um estudo de grupo paralelo, randomizado e controlado com ocultação de alocação, no período de julho de 2020 a novembro de 2021. RN com ≥ 28 semanas de idade gestacional e ≥ 800 g de peso, submetidos a ventilação mecânica invasiva (VMI) foram alocados para o grupo de aspiração fechada (AF) ou para o grupo de aspiração aberta (AA).

Nos bebês do grupo de AF, o circuito ventilatório foi conectado ao cateter de sucção fechada na necessidade de sua primeira aspiração e trocado a cada 48 horas ou antes se visivelmente sujo. Já os bebês do grupo de AA foram aspirados com um novo cateter cada vez que necessitavam de aspiração.

O desfecho primário foi a incidência de PAV por 1.000 dias.

Resultados da incidência de pneumonia associada à ventilação (PAV)

Durante o período do estudo, um total de 4.157 RN nasceram no hospital. Destes, 641 neonatos foram internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e apenas 129 neonatos foram intubados e ventilados. Oitenta neonatos foram randomizados, sendo 41 incluídos no grupo de AF e 39 no grupo de AA.

A proporção de RN com PAV no grupo de AF foi de 3 (7,3%). No grupo de AA foi 1 (2,6%) – risco relativo (RR) de 2,8 (p = 0,35). A incidência de PAV no grupo de AF foi de 3,9/1.000 dias de VMI. No grupo de AA foi de 1,3/1000. A incidência de PAV clínica para 1.000 dias de ventilação foi de 33,63±22,96 no grupo de AF e 28,67±12,32 no grupo de AA – diferença média de 5  (p = 0,24).

A maioria das características basais maternas e neonatais foram comparáveis entre os dois grupos.

Saiba mais: Associação entre variabilidade da frequência cardíaca fetal e acidose neonatal

Limitação

Os pesquisadores descreveram que a principal limitação é que o estudo foi insuficiente para detectar uma diferença na PAV devido a uma menor incidência de PAV de acordo com os critérios do CDC em comparação com o cálculo do tamanho da amostra com base na suspeita clínica.

Conclusão sobre a incidência de pneumonia associada à ventilação (PAV)

Este é o primeiro estudo randomizado controlado avaliando o efeito de dois sistemas de aspiração na incidência de pneumonia associada à ventilação (PAV) conforme definido pelo Centers of Disease Control and Prevention (CDC) em RN ≥ 28 semanas de idade gestacional. O estudo mostrou que o método de AF não impactou a ocorrência de PAV na população estudada em uma unidade com baixa incidência de PAV em RN.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Gahan AK, Jain S, Khurana S, Chawla D. Closed versus open endotracheal tube suction in mechanically ventilated neonates: a randomized controlled trial [published online ahead of print, 2022 Dec 8]. Eur J Pediatr. 2022. DOI: 10.1007/s00431-022-04726-y

Especialidades