Associação entre perda auditiva e instabilidade postural em idosos

A perda auditiva afeta 6,1% da população mundial; em estudo recente analisou-se sua associação com a instabilidade postural em idosos.

A perda auditiva afeta 6,1% da população mundial e é uma das deficiências sensoriais mais frequente. Ainda há uma falta de compreensão a respeito do grau ou tipo de perda auditiva que acompanha a instabilidade postural. No presente estudo, foi analisada a associação entre a perda auditiva e a instabilidade postural em indivíduos com 40 anos ou mais.

Leia também: Perda auditiva em idosos está relacionada com aumento no risco de depressão

Senhora com instabilidade postural e apresentando perda auditiva

Objetivo do estudo e metodologia

Determinar se as chances de instabilidade postural aumentam com o grau de perda auditiva.

  1. O estudo foi do tipo transversal.
  2. Incluiu 3864 participantes de 40 anos ou mais com perda auditiva.
  • A acuidade auditiva foi analisada através de audiometria tonal, realizada nos lados esquerdo e direito e o grau de audição de cada lado foi classificado em 1 de 3 subcategorias: audição normal, perda auditiva leve (limiar de 26-40 dB) ou moderada (limiar de mais de 40 dB);

Baseando-se nessas categorias, os participantes foram classificados em seis grupos: audição normal bilateral, perda auditiva leve unilateral, perda auditiva leve bilateral, perda auditiva moderada unilateral, perda auditiva moderada bilateral, perda auditiva leve unilateral e moderada contralateral.

  1. Instabilidade postural foi definida como a falha em permanecer em pé sobre a superfície de uma almofada de espuma com pés separados a uma distância de 10 cm entre eles, os braços cruzados, as mãos segurando os cotovelos e os olhos fechados.
  2. Foi utilizado o modelo de regressão logística binomial para avaliar a associação entre perda auditiva e instabilidade

Saiba mais: A influência nutricional na perda auditiva

Resultados

  1. Média de idade de 57,8 (11,3) anos.
  2. Maioria mulheres (55,2%).
  3. A instabilidade postural foi identificada em 127 participantes (3,3%).
  4. A frequência de instabilidade postural foi mais elevada na seguinte ordem: grupo com perda auditiva moderada bilateral (33 de 280 [11,8%]), perda auditiva leve em um lado e moderada do outro lado (23 de 261 [8,8%]) e perda auditiva moderada unilateral (25 de 383 [6,5%]).

No estudo há uma tabela com o OR de cada fator analisado através da análise por regressão logística, nos modelos não ajustado e ajustado (para sexo e idade e sexo e “status auditivo”). Nela pode-se observar que o sexo feminino, a idade, a perda auditiva leve e moderada foram associados à instabilidade postural.

Discussão

Um estudo realizado em 2019 já mostrava que mulheres e idosos tinham mais chances de apresentar instabilidade postural.

No entanto, existem poucos estudos analisando a associação entre perda auditiva e instabilidade postural. Também faltam critérios ou indicadores sobre associações de instabilidade postural acompanhando a perda auditiva.

Com um grande número de participantes, os resultados deste estudo sugerem que o paciente com perda auditiva moderada em pelo menos um lado tem maior probabilidade de apresentar instabilidade postural e pode se beneficiar da reabilitação precoce. Nesse sentido, o achado notável do estudo é sugerir o possível papel de critérios para reabilitação auditiva com o propósito de modificar a instabilidade postural.

Embora o mecanismo exato não seja claro, a associação entre a perda auditiva e a instabilidade postural já foi demonstrada em vários estudos. Além disso, a perda auditiva está associada a outras condições, como demência e depressão.

A perda auditiva deve ser considerada não apenas uma questão de audição, mas um importante fator de risco para outras doenças e que afeta a qualidade geral de vida.

Conclusão

Neste estudo, a idade, o sexo feminino e a perda auditiva moderada foram associados à instabilidade postural entre participantes de 40 anos ou mais.

Referência bibliográfica:

  • Bang SH, Jeon JM, Lee JG, Choi J, Song JJ, Chae SW. Association Between Hearing Loss and Postural Instability in Older Korean Adults [published online ahead of print, 2020 Apr 23]. JAMA Otolaryngol Head Neck Surg. 2020;146(6):530-534. doi:10.1001/jamaoto.2020.0293

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.