Terapia Intensiva

ATS 2021: Veja os principais temas abordados no congresso da American Thoracic Society

Tempo de leitura: 3 min.

O congresso de pneumologia e terapia intensiva da American Thoracic Society (ATS 2021) aconteceu nos dias 14 a 19 de maio e abordou temas muito importantes. Aqui no Portal PEBMED, fizemos toda a cobertura do evento. Agora, reunimos os principais destaques do congresso. Confira!

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

ATS 2021

No último ano, devido à pandemia, muitos pacientes foram submetidos à tomografia de tórax como avaliação inicial da Covid-19. Nesse contexto, nódulos e massa pulmonares foram encontrados incidentalmente. Na palestra no ATS 2021, a Dra. Van Kim Holden, da universidade de Maryland, discorre sobre os protocolos atuais de abordagem desses achados incidentais. Confira os destaques da palestra!

Uma das temáticas abordadas no ATS 2021 foram as novidades em tromboembolismo pulmonar (TEP), tema que está em alta nos últimos meses devido à sua associação com Covid-19. A palestra sobre o assunto foi realizada por Timothy A. Morris da Universidade da Califórnia. Saiba mais!

Esta sessão científica contou com o emocionante depoimento do Dr. Jonathan M. Raskin, o qual foi vítima da Covid-19 em sua forma grave. Ele descreve a sua trajetória de reabilitação e os sintomas que permaneceram após sua desospitalização. Depois de um ano de pandemia, a Dra. Rachel A. Evans descreve a síndrome pós-Covid-19. Veja os detalhes!

Neste artigo, abordamos a palestra da Katherine Hisert da National Jewish Health que veio para renovar esperanças com relação à abordagem de patógenos resistentes. Fique por dentro do assunto!

No simpósio no ATS 2021, o Dr. Matteo Bassetti discursou sobre as dificuldades de diagnosticar, identificar e tratar as infecções fúngicas intra-hospitalares. Confira!

Uma das palestras ATS 2021 contou com uma sessão exclusiva para infecções fúngicas na UTI. A Dra. Samantha Jacobs, de Nova Iorque, trouxe um grande resumo das recomendações relacionadas à terapia empírica para candidíase invasiva em pacientes graves. Saiba mais sobre as recomendações!

Estudos recentes mostram a importância da apneia obstrutiva do sono para o risco de desenvolvimento de doença de Alzheimer e declínio cognitivo acelerado. Confira!

Compartilhar
Publicado por
Luciano Lucas
Tags: ATS 2021

Posts recentes

O gasto energético total não varia dos 20 aos 63 anos

Estudo publicado em agosto buscou avaliar a variação no gasto energético total ao longo da…

55 minutos atrás

Síndrome da Gaiola

A pandemia têm levado jovens a não querer sair de casa, preferindo o isolamento, desenvolvendo…

2 horas atrás

Adolescentes meninos procuram três vezes menos atendimento médico que as meninas

Assim como os homens adultos, os adolescentes meninos vão menos ao médico. Os dados foram…

3 horas atrás

Vem novidade por aí: mais calculadoras no Whitebook

Atualmente, o Whitebook possui mais de 100 calculadoras de especialidades variadas e mais de 20…

17 horas atrás

Helmet: uma revisão dos aspectos técnicos e achados clínicos

No contexto da Covid-19, o helmet foi um método amplamente utilizado no tratamento, por ser…

17 horas atrás

Dia Mundial da Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal: o que a exposição ao álcool na gravidez gera?

A síndrome alcoólica fetal é atribuída à ingestão de álcool na gestação. Essa síndrome é…

18 horas atrás