Atualização em câncer de pulmão

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Anualmente são diagnosticados cerca de 2,2 milhões de casos de câncer de pulmão e 1,7 milhão de óbitos em todo o mundo. As políticas de cessação de tabagismo ajudaram na redução de novos casos, entretanto ainda há uma incidência elevada principalmente em países de baixa renda. 

O rastreio de câncer de pulmão com tomografia de tórax anual está indicado para tabagistas atuais ou que cessaram em até 15 anos e demonstra forte benefício em redução de mortalidade por câncer e também em redução de mortalidade geral. Associado a novas opções terapêuticas, a sobrevida desses pacientes vem melhorando progressivamente desde 2013.

Leia também: Transplante de pulmão volta a ser realizado no Rio de Janeiro após 15 anos

Atualização em câncer de pulmão

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Descrição dos casos

Cerca de 85% dos casos correspondem a câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) sendo o adenocarcinoma o subtipo mais comum. O surgimento de biomarcadores permitiu individualizar o tratamento com a terapia alvo e a imunoterapia. Atualmente, todos os pacientes recém-diagnosticados com adenocarcinoma de pulmão metastático (tabagistas ou não) possuem indicação de pesquisa de mutações drivers como, por exemplo, mutações no gene do EGFR, rearranjos do ALK e ROS-1, o que permitiu o surgimento e utilização dos inibidores de tirosino-kinase (TKIs) como crizotinibe, o erlotinibe e gefitinibe.  Já os inibidores de check-point imunológico estimulam a destruição da célula tumoral através do reconhecimento de receptores pelo sistema imunológico. A expressão do PD-L1 na superfície tumoral obtida através de imunohistoquímica é alvo de drogas anti-PD1 e anti-PDL1 como o pembrolizumab e o atezolizumab.

Saiba mais: Tratamento inovador para mutação de câncer de pulmão é aprovado no Brasil

O diagnóstico também vem sendo aprimorado com o surgimento das biópsias líquidas, feitas a partir de uma amostra de sangue periférico e análise do DNA tumoral através de técnicas de sequenciamento genético.

A sobrevida média em cinco anos para pacientes no estádio I chega a 80% e para aqueles com estádio II e III varia entre 13-60%. O tratamento padrão para pacientes com estadiamento I, II e alguns IIIA é a ressecção cirúrgica, com adição de quimioterapia adjuvante em alguns casos e ganho de sobrevida. Para casos tecnicamente inoperáveis com estádio I, a radioterapia estereotáxica (SBRT) é a escolha. Diversos estudos com neoadjuvância envolvendo terapia alvo e imunoterapia vem sendo desenvolvidos, além de sua associação com quimioterápicos. A duração do tratamento com as novas drogas é questionável, mas admite-se pelo menos 24 meses em pacientes estáveis e que respondem aos imunoterápicos. 

Os efeitos colaterais em pacientes em uso de imunoterapia podem ocorrer em até 6% dos casos em qualquer momento do tratamento, sobretudo em pacientes com doenças pulmonares prévias e doenças autoimunes. 

Mensagem Prática

  • O câncer de pulmão ainda é o que mais mata no mundo e diversos tratamentos vêm surgindo com aumento de sobrevida.
  • O rastreamento do câncer de pulmão é extremamente importante e reduz mortalidade, além de ser custo-efetivo inclusive no Brasil.
  • A individualização do tratamento é mandatória, dado o surgimento da terapia alvo dirigida e a imunoterapia.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar