Autoteste (AT-Ag) da covid-19

No contexto da variante ômicron, fez-se necessário a discussão de metodologias práticas e rápidas de testagem no país, como o autoteste.

A procura para testagem da covid-19 no Brasil tem aumentado consideravelmente após a chegada da variável Ômicron, visto que ela apresenta maior potencial de transmissão. Nesse contexto, fez-se necessário a discussão de metodologias práticas e rápidas de testagem no país, como o autoteste.

Apesar da RDC 595/2022 por meio da qual a ANVISA liberou a comercialização de autotestes, vale destacar que cada laboratório deverá solicitar autorização da ANVISA para a comercialização do seu produto. Para receber essa autorização, o teste deverá ter sensibilidade superior a 80% e especificidade superior a 97%. Até o momento nenhuma marca obteve essa autorização.

Leia também: Liberada comercialização de autotestes de Covid-19 no Brasil

O Ministério da Saúde (MS) divulgou, recentemente, a 2ª edição do Plano Nacional de Expansão da Testagem para a covid-19, que apresenta aos profissionais de saúde o Autoteste (AT-Ag), que pode ser de swab nasal ou saliva. Este modo de testagem é indicado para qualquer indivíduo que apresente Síndrome Gripal (SG) e possua compreensão para o manejo do teste e escolha livremente realizá-lo. Nesse sentido, recomenda-se a supervisão de pessoas menores de 14 anos.

Autoteste (AT-Ag) da Covid-19

Vantagens

Em primeiro lugar, é importante destacar, que observa-se grande vantagem desse método em relação a outros, visto que permite o diagnóstico e o isolamento precoce como consequência. Outra vantagem é a facilidade de obter o teste, pois esta metodologia estará disponível em farmácias, sem necessidade de enfrentar filas ou de agendamento prévio.

Em segundo lugar, deve-se ressaltar que a utilização do AT-Ag é vedada em algumas circunstâncias, como, exemplo para licença médica, para apresentar em viagens internacionais, para pessoas com sintomas referentes à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), para realização em terceiros ou para definição de diagnóstico. Com base no exposto, percebe-se que o AT-Ag é um método de triagem e orientação que permite ao indivíduo com SG realizar o exame de forma precoce e possibilitar a interrupção da cadeia de transmissão da doença a outros.

Quando testar?

Com relação a realização do teste, importa mencionar que, deve ser realizado entre o 1º e 7º dia de sintoma ou, em caso de contato com pessoas positivas para covid-19 mas assintomáticas, realizar a partir do 5º dia do contato. Os indivíduos que se enquadrarem em um desses critérios poderão escolher realizar o autoteste.

Saiba mais: Covid-19: o que são e o que falta para termos autotestes disponíveis?

Sobre os locais de venda, apenas farmácias e estabelecimentos de saúde poderão comercializar esses testes, sendo proibida a venda em sites de venda a varejo, exceto de farmácias e estabelecimentos de saúde.

Autores:

  • Juan Carlos Silva Araujo. Enfermeiro (EEAN/UFRJ). Especialista em pediatria (IFF/FIOCRUZ). Especialista em preceptoria no SUS (IEP/HSL). Mestre em enfermagem (EEAN/UFRJ). Enfermeiro da UTI pediátrica do HUPE/UERJ e do IPPMG/UFRJ. Docente do curso de graduação em enfermagem das Faculdades São José.
  • Mariana Marins. Enfermeira, especialista em saúde da família. Mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense. Experiência na gestão de unidade básica de saúde no Município do Rio de Janeiro e atualmente Gestora em Saúde no Município de Maricá.

Referências bibliográficas:

  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Plano Nacional de Expansão da Testagem para a Covid-19 | PNE-Teste. Testa Brasil. Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) / Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT/SVS). 2ª edição. Brasília, 2022. Disponível: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/plano-nacional-de-expansao-da-testagem-para-covid-19.pdf/view.
  • Ministério  da  Saúde (BR).  Secretaria  de  Vigilância  em  Saúde (SVS). Guia  de  vigilância  epidemiológica  :  emergência  de  saúde  pública  de  importância  nacional  pela  doença  pelo  coronavírus  2019  covid-19. Brasília,  2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/guia-de-vigilancia-epidemiologica-covid-19/view.
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução de Diretoria Colegiada 595 de 28 de janeiro de 2022, que dispõe sobre os requisitos e procedimentos para a solicitação de registro, distribuição, comercialização e utilização de dispositivos médicos para diagnóstico in vitro como autoteste para detecção de antígeno do SARS-CoV-2, em consonância ao Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste), e dá outras providências. 2022.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades