Leia mais:
Leia mais:
Gravidez Gemelar: rastreamento de alterações cromossomiais no primeiro trimestre
SOP e Infertilidade: diagnóstico e tratamento [podcast]
Enxaqueca e resultados perinatais adversos na gravidez
Síndrome do Gêmeo Desaparecido: entenda o caso [podcast]
Guideline para tratamento da endometriose associada a infertilidade

Avaliação da recorrência e taxa de fertilidade após salpingostomia em pacientes com gravidez ectópica tubária

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A gravidez ectópica tubária apresenta uma incidência de duas a cada 100 diagnósticos de gravidez. Sendo altamente incidente, é importante avaliarmos a recorrência de tal episódio. Além da taxa de fertilidade após salpingostomia em pacientes com gravidez ectópica tubária.

Saiba mais: Salpingectomia: o método afeta a resposta ovariana à estimulação?

gravidez ectópica tubária

Estudo

Em janeiro de 2022 foi publicado um estudo retrospectivo transversal, na revista BMC Pregnancy and Childbirth. O objetivo desse artigo citado é responder às dúvidas levantadas no parágrafo acima. A pesquisa foi realizada em quatro centros de referência de obstetrícia e ginecologia, sob supervisão da Shiraz University of Medical Sciences (Iran). Os registros médicos de 125 pacientes com gravidez tubária foram revisados. Essas pacientes foram submetidas à salpingostomia laparoscópica de abril de 2009 a março de 2016. Dados como idade materna, índice de massa corpórea (IMC), história de gravidez ectópica anterior, infecção do trato genital, inserção de dispositivo intra-uterino (DIU), história de cirurgias e infertilidade foram posteriormente obtidas. As pacientes foram acompanhadas por aproximadamente um a sete anos, e a recorrência de gravidez ectópica, além da taxa de gravidez subsequente foram avaliadas durante o período de acompanhamento.

Resultados

Não houve relação estatisticamente significativa entre a recorrência pós-salpingostomia e a idade materna e cirurgia abdominopélvica anterior e história de infertilidade. No entanto, a recorrência pós-salpingostomia de gravidez ectópica foi correlacionado com IMC, história anterior de gravidez ectópica, infecção do trato genital e inserção de DIU. Das 95 mulheres que não tinham anticoncepção, a gravidez ocorreu em 51 casos (53,6%) e a recorrência da gravidez ectópica foi observada em 16 pacientes (12,8%).

Os autores sugerem que a salpingostomia é um método seguro com baixo risco de recorrência, além  de apresentar bons resultados em relação à fertilidade, para aquelas mulheres que consideram uma gravidez futura.

Referência bibliográfica 

  • Poordast, T., Naghmehsanj, Z., Vahdani, R. et al. Evaluation of the recurrence and fertility rate following salpingostomy in patients with tubal ectopic pregnancy. BMC Pregnancy Childbirth 22, 2 (2022). https://doi.org/10.1186/s12884-021-04299-y 

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.