Bebês operados de catarata congênita unilateral podem desenvolver glaucoma?

Crianças submetidas a cirurgia de catarata congênita unilateral têm risco de desenvolver glaucoma depois de um tempo?

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O glaucoma é conhecidamente uma das complicações possíveis após a retirada de uma catarata congênita em crianças. O estudo do tratamento da afacia infantil (IATS), um estudo multicêntrico, randomizado e controlado, comparou os desfechos das cirurgias de catarata unilateral, com ou sem implante de lente intraocular (LIO), em crianças entre um e seis meses. O efeito do implante primário de LIO em bebês muito pequenos pode ser difícil de avaliar. Os resultados de cinco anos de IATS encontraram taxas similares de eventos adversos, relacionados a glaucoma com ou sem LIO. Não foram feitas novas avaliações após os cinco anos.

Crianças submetidas a cirurgia de catarata congênita unilateral têm risco de desenvolver glaucoma depois de um tempo?

Estudo realizado após dez anos de cirurgia de catarata congênita

Em crianças, a espessura da camada de fibras nervosas acessada pelo OCT se mostrou efetiva em diferenciar olhos normais e glaucomatosos. Em estudo publicado na JAMA Ophthalmology, em dezembro de 2020, foram avaliados os eventos adversos relacionados a glaucoma após dez anos de cirurgia nos participantes do IATS, considerando o grupo original de tratamento (LIO primária x lentes de contato) e previamente identificados os fatores de risco e a avaliação da camada de fibras nervosas por OCT).

O IATS randomizou 114 crianças (57 para cada grupo: LC X LIO). 110 completaram os exames feitos com idade média de 10.5 anos. 25% desenvolveram glaucoma e 20% tinham glaucoma suspeito. No grupo com lentes de contato (que não implantou LIO), 25% tiveram glaucoma e 25% com glaucoma suspeito. O grupo com implante de LIO teve 22% com glaucoma e 15% com glaucoma suspeito. Dos cinco novos casos de glaucoma (que não tinham aos cinco anos e tinham aos dez), 4 eram previamente suspeitos de glaucoma e 1 era normal. No follow up dos 10 anos, surgiram 9 novos casos suspeitos de glaucoma.

O risco de glaucoma, após a remoção da catarata, aumentou de 9% após um ano, para 17% após cinco anos e para 22% após dez anos. O risco de glaucoma + glaucoma suspeito aumentou de 12% para 31% e para 40% em 10 anos. O risco não foi diferente entre os grupos do implante de LIO primário e os que não implantaram e fizeram uso das lentes de contato.  O risco de glaucoma foi maior, quanto menor foi a idade na cirurgia, e o risco de glaucoma + glaucoma suspeito foi maior em diâmetros corneanos menores. É interessante notar que, aos dez anos de idade, 11 de 25 olhos com glaucoma já tinham se submetidos a cirurgia de glaucoma. A trabeculectomia foi a cirurgia mais comum, seguida do implante de drenagem.

Conclusão

Crianças submetidas a cirurgia de catarata congênita unilateral tem um risco que aumenta com o tempo de desenvolver glaucoma e, por isso, devem ser acompanhadas sempre com o objetivo de preservar a camada de fibras nervosas e a máxima função visual.

Referência bibliográfica:

  • JAMA Ophthalmology Glaucoma-Related Adverse Events at 10 Years in the Infant Aphakia Treatment Study – A Secondary Analysis of a Randomized Clinical Trial
  • Sharon F. Freedman, MD; Allen D. Beck, MD; Azhar Nizam, MS; Deborah K. Vanderveen, MD; David A. Plager, MD; David G. Morrison; Carolyn D. Drews-Botsch, PhD; Scott R. Lambert, MD; for the Infant Aphakia Treatment Study Group
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão