Benefícios da dança no climatério: novo trabalho publicado pela Menopause

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Manter o corpo em movimento impacta diretamente na qualidade de vida e aumenta a longevidade, com nível A de evidência. A atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de diversas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental.

A transição climatérica inclui diversos sinais e sintomas além de fogachos, insônia, ganho de peso, alterações menstruais, piora do perfil metabólico. Muitas pacientes desenvolvem alterações de humor que impactam de forma profunda em sua qualidade de vida, como depressão, ansiedade, com distúrbios da auto estima e auto imagem, e consequente queda de libido.

Pesquisadores buscam ativamente tratamentos que possam beneficiar de uma forma integral a vida dessas mulheres.

Nesse sentido no mês passado, a maior revista científica sobre climatério, Menopause, divulgou um trabalho avaliando como a prática da dança pode interferir de forma positiva no metabolismo e autoimagem feminina nessa fase delicada da vida da mulher.

pés de mulher no climatério fazendo dança

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Dança e climatério

Um total de 36 mulheres em torno de 57 anos foram acompanhadas em suas novas rotinas de prática de dança que ocorriam três vezes na semana com duração de 90 minutos cada dia.

O objetivo central do estudo foi analisar os efeitos da prática da dança na composição corporal, perfil metabólico, aptidão funcional e autoimagem, autoestima em mulheres na pós-menopausa.

Após quatro semanas, os resultados foram surpreendentes: os pesquisadores observaram uma melhora do perfil lipídico bem como a auto imagem e a autoestima. Além disso, a prática da dança melhorou a coordenação, agilidade e capacidade aeróbia, bem como a aptidão da função geral (GFFI).

Leia também: Alerta para doença cardiovascular nas mulheres antes e após a menopausa

Conclusões

A prática da dança, por trabalhar a feminilidade, eleva a autoestima, acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo produza mais neurotransmissores de prazer, ajudando assim, a diminuir quadros de ansiedade, depressão, e melhorando a libido.

Portanto, por mais clichê que seja, especialistas devem sempre lembrar de estimular mudanças no estilo de vida dessas pacientes. Antes de antidepressivos, emagrecedores, e fitoterápicos sem nível de evidência, o especialista deve prescrever e frisar o quanto a prática de exercício pode trazer melhorias na qualidade de vida da paciente.

Autora:

Referência bibliográfica:

  • Teixeira GR, Veras ASC, Rocha APR, Chedid SS, Freitas Júnior IF, Neto RAF, Gobbo LA, Buonani C. Dance practice modifies functional fitness, lipid profile, and self-image in postmenopausal women. Menopause. 2021 Jul 19. doi: 10.1097/GME.0000000000001818. Epub ahead of print. PMID: 34284435.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar