Leia mais:
Leia mais:
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo
Oncologistas ainda podem participar de estudo sobre cuidados contra o câncer na pandemia

Câncer: estatística revela dados de mortalidade da doença em 2018

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O câncer é uma doença que acomete milhões de pessoas ao redor do mundo e é uma das principais causas de mortalidade atualmente. Uma estatística chamada GLOBOCAN 2018, criada pela International Agency for Research on Cancer e publicada em setembro deste ano, estimou para 2018 a incidência e a taxa de casos de óbito pela enfermidade em mais de 180 países.

Segundo o documento, a previsão é de que neste ano ocorram 18,1 milhões de novos casos de câncer (17 milhões, se desconsiderarmos o câncer de pele do tipo não-melanoma) e 9,6 milhões de mortes causadas pela doença (9,5 milhões, se o câncer de pele do tipo não-melanoma for excluído dos dados).

Leia mais: Imunoterapia: avanços no tratamento do câncer

Ainda conforme a GLOBOCAN 2018, o câncer de pulmão é o mais comumente diagnosticado, tanto em homens quanto em mulheres, totalizando 11,6%; este tipo de câncer representa também a maior causa de mortalidade pela doença, 18,4% no total. Em segundo lugar em incidência estão o câncer de mama (11,6%), nas mulheres, e o de próstata (7,1%), nos homens; e a terceira posição é ocupada pelo câncer colorretal (6,1%). Em se tratando de vítimas fatais, o câncer colorretal é a segunda maior causa de mortalidade, tanto em homens quanto mulheres (9,2%), seguido do câncer de estômago e o de fígado, ambos com 8,2%.

Os casos mais frequentes de câncer e as taxas mais altas de mortalidade variaram drasticamente conforme o país analisado, pois em todos eles a variação ocorreu de acordo com as diferenças socioeconômicas de cada sub-região associadas a fatores como qualidade de vida, sedentarismo, fumo etc. A estatística revelou ainda que a escassez de programas de combate ao câncer, em sua maioria nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, dificultou a coleta dos dados para a estimativa.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Global cancer statistics 2018: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. Freddie Bray et al. Wiley Online Library, 12 September 2018. https://doi.org/10.3322/caac.21492
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar