Página Principal > Oncologia > Câncer: estatística revela dados de mortalidade da doença em 2018
câncer

Câncer: estatística revela dados de mortalidade da doença em 2018

Tempo de leitura: 2 minutos.

O câncer é uma doença que acomete milhões de pessoas ao redor do mundo e é uma das principais causas de mortalidade atualmente. Uma estatística chamada GLOBOCAN 2018, criada pela International Agency for Research on Cancer e publicada em setembro deste ano, estimou para 2018 a incidência e a taxa de casos de óbito pela enfermidade em mais de 180 países.

Segundo o documento, a previsão é de que neste ano ocorram 18,1 milhões de novos casos de câncer (17 milhões, se desconsiderarmos o câncer de pele do tipo não-melanoma) e 9,6 milhões de mortes causadas pela doença (9,5 milhões, se o câncer de pele do tipo não-melanoma for excluído dos dados).

Leia mais: Imunoterapia: avanços no tratamento do câncer

Ainda conforme a GLOBOCAN 2018, o câncer de pulmão é o mais comumente diagnosticado, tanto em homens quanto em mulheres, totalizando 11,6%; este tipo de câncer representa também a maior causa de mortalidade pela doença, 18,4% no total. Em segundo lugar em incidência estão o câncer de mama (11,6%), nas mulheres, e o de próstata (7,1%), nos homens; e a terceira posição é ocupada pelo câncer colorretal (6,1%). Em se tratando de vítimas fatais, o câncer colorretal é a segunda maior causa de mortalidade, tanto em homens quanto mulheres (9,2%), seguido do câncer de estômago e o de fígado, ambos com 8,2%.

Os casos mais frequentes de câncer e as taxas mais altas de mortalidade variaram drasticamente conforme o país analisado, pois em todos eles a variação ocorreu de acordo com as diferenças socioeconômicas de cada sub-região associadas a fatores como qualidade de vida, sedentarismo, fumo etc. A estatística revelou ainda que a escassez de programas de combate ao câncer, em sua maioria nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, dificultou a coleta dos dados para a estimativa.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Global cancer statistics 2018: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. Freddie Bray et al. Wiley Online Library, 12 September 2018. https://doi.org/10.3322/caac.21492

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.