Câncer: estatística revela dados de mortalidade da doença em 2018

A GLOBOCAN 2018 é uma estatística global que aborda as incidências e a taxa de mortalidade de câncer em mais de 180 países.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O câncer é uma doença que acomete milhões de pessoas ao redor do mundo e é uma das principais causas de mortalidade atualmente. Uma estatística chamada GLOBOCAN 2018, criada pela International Agency for Research on Cancer e publicada em setembro deste ano, estimou para 2018 a incidência e a taxa de casos de óbito pela enfermidade em mais de 180 países.

Segundo o documento, a previsão é de que neste ano ocorram 18,1 milhões de novos casos de câncer (17 milhões, se desconsiderarmos o câncer de pele do tipo não-melanoma) e 9,6 milhões de mortes causadas pela doença (9,5 milhões, se o câncer de pele do tipo não-melanoma for excluído dos dados).

Leia mais: Imunoterapia: avanços no tratamento do câncer

Ainda conforme a GLOBOCAN 2018, o câncer de pulmão é o mais comumente diagnosticado, tanto em homens quanto em mulheres, totalizando 11,6%; este tipo de câncer representa também a maior causa de mortalidade pela doença, 18,4% no total. Em segundo lugar em incidência estão o câncer de mama (11,6%), nas mulheres, e o de próstata (7,1%), nos homens; e a terceira posição é ocupada pelo câncer colorretal (6,1%). Em se tratando de vítimas fatais, o câncer colorretal é a segunda maior causa de mortalidade, tanto em homens quanto mulheres (9,2%), seguido do câncer de estômago e o de fígado, ambos com 8,2%.

Os casos mais frequentes de câncer e as taxas mais altas de mortalidade variaram drasticamente conforme o país analisado, pois em todos eles a variação ocorreu de acordo com as diferenças socioeconômicas de cada sub-região associadas a fatores como qualidade de vida, sedentarismo, fumo etc. A estatística revelou ainda que a escassez de programas de combate ao câncer, em sua maioria nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, dificultou a coleta dos dados para a estimativa.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Global cancer statistics 2018: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. Freddie Bray et al. Wiley Online Library, 12 September 2018. https://doi.org/10.3322/caac.21492
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags