Capsulite adesiva está associada a ansiedade e depressão?

A capsulite adesiva do ombro é uma condição dolorosa e limitante para o paciente, restringindo bastante a rotação externa por espessamento do ligamento coracoumeral.

A capsulite adesiva está associada a algumas comorbidades como diabetes, disfunções da tireoide, câncer de mama e trauma. Além disso, embora não esteja muito bem definido, também pode estar associada a transtorno de ansiedade e depressão.

Leia também: Quais são os resultados do uso de fixador interno para fratura-luxação da IFP?

Os estudos relacionando os transtornos psicológicos à capsulite adesiva, entretanto, ainda são escassos e mostrando resultados divergentes. Foi publicado esse mês na Revista Brasileira de Ortopedia -RBO um artigo com o objetivo de avaliar a associação de sintomas de ansiedade e depressão e pacientes com capsulite adesiva.

Capsulite adesiva está associada a ansiedade e depressão?

Métodos

Foi desenvolvido um estudo transversal no Hospital da Universidade Federal de Goiás entre fevereiro de 2019 e novembro de 2020. Os critérios de inclusão foram pacientes acima de 18 anos com capsulite adesiva por um dos seguintes fatores: cirurgia prévia, trauma, imobilização prolongada, radiculopatia cervical, lesão de manguito rotador, tendinite calcarea, diabetes, neuropatias, hiper ou hipotireoidismo.

Foram excluídos pacientes com artrose glenoumeral, luxação inveterada do ombro, consolidação viciosa, necrose de cabeça umeral e capsulite adesiva primaria. Um grupo de pacientes foi comparado com um grupo controle saudável pela aplicação antes do início do tratamento do questionário HADS (Hospital Anxiety and Depression Scale).

Resultados

A amostra final foi composta por 17 pacientes (grupo caso) e 27 (grupo controle). O teste de Shapiro-Wilk revelou distribuição normal (p>0,05). Uma pontuação HADS>0,70 (alfa de Cronbach) foi confiável e apresentou boa consistência interna. Os pacientes com capsulite adesiva, no quesito “sintomas ansiosos” (p=0,019), relataram sintomas no patamar de “duvidosos”(média/desvio padrão=8,88/4,50). Eles não apresentaram “sintomas depressivos” (média/desvio padrão=6,41/3,69), apesar do p=0,015.

Saiba mais: Melhores desfechos da cirurgia para osteomielite crônica de membros inferiores

Conclusão e mensagem prática

A conclusão do estudo foi de que existe associação positiva “duvidosa” entre sintomas ansiosos e capsulite adesiva, mas negativa para sintomas depressivos.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Fernandes MR, Borges RS, Ribeiro CJF, Sequeira MT. Association of Anxiety and Depressive Symptoms in Patients with Adhesive Capsulitis. Rev Bras Ortop (Sao Paulo). 2022 Feb 15;58(1):127-132. DOI: 10.1055/s-0042-1742693.

Especialidades