CBMI 2021: sepse, Covid-19, tromboembolismo e mais!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI 2021) aconteceu este mês, de 07 a 13, e trouxe discussões de diversos temas da Terapia Intensiva, entre eles sepse, Covid-19, tromboembolismo, entre outros.

Confira os textos da cobertura realizada pela equipe de médicos do Portal PEBMED.

No primeiro dia do CBMI, os impactos da sedação nos pacientes graves com Covid-19 foram levantados. A mesa redonda intitulada “Covid-19: Fábrica de Delirium?” abordou pontos como impacto da pandemia no delirium em UTIs, analgesia e sedação em tempos de Covid-19 e quais estratégias poderiam ser tomadas no sentido de reduzir os malefícios da sedação. Saiba mais no texto completo.

A mesa redonda intitulada “Covid-19: Fábrica de Delirium?” trouxe, além dos pontos abordados no texto CBMI 2021: os desafios da sedação em pacientes graves com Covid-19, quais estratégias poderiam ser tomadas no sentido de reduzir os malefícios da sedação. Confira os detalhes da conferência do Dr. Bruno Besen no artigo.

No segundo dia do CBMI 2021, as particularidades da sepse na Covid-19 foram abordadas pela Dra. Flávia Machado, professora adjunta livre docente e chefe do Setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Confira o texto aqui.

Com base no tema discutido no evento, discutimos alguns aspectos sobre diagnóstico e tratamento da disfunção do ventrículo direito, sem qualquer pretensão de exaurir o tema, em função de sua grande complexidade. Veja no artigo completo.

A última diretriz americana da AHA (2011) chama essa apresentação de TEP maciço, enquanto o guideline europeu da ESC (2019) usa o termo TEP de alto risco. O CBMI 2021 trouxe os principais pontos do tratamento e discutimos neste texto. 

De forma análoga ao paciente em ventilação mecânica, o desmame da ECMO (extracorporeal membrane oxygenation) deve ser iniciado ainda no momento em que o suporte é instalado.  O tema, que também foi discutido no evento, foi revisado neste artigo.

No segundo dia do CBMI 2021, o manejo terapêutico da sepse na Covid-19 foi abordado pela Dra. Flávia Machado, professora adjunta livre docente e chefe do Setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A discussão abordou o manejo da sepse por Covid-19: fluidos, drogas vasoativas, antibioticoterapia, entre outros. Veja o texto completo aqui.

Em uma das mesas de cardiointensivismo do Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI 2021), a Dra. Ludhmila Hajjar, intensivista e professora de Cardiologia da FMUSP, discutiu aspectos práticos da escolha do vasopressor ideal. Confira o artigo.

A tomografia por impedância elétrica (TIE) foi desenvolvida para monitorização da ventilação alveolar, e mais recentemente da perfusão pulmonar, em tempo real, à beira do leito, sem utilização de radiação. Nesse texto, discutimos como funciona o método, além das utilizações clássicas e emergentes do método.

Em uma das mesas de neurointensivismo do CBMI 2021, o Dr. Pedro Kurtz, neurointensivista, abordou aspectos práticos do manejo do status epilepticus convulsivo e não convulsivo no ambiente da terapia intensiva. Confira o texto com os principais pontos.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.