Leia mais:
Leia mais:
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo

Cirurgia citorredutora para câncer de ovário recidivante

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os tumores malignos de ovário têm como escopo de tratamento a cirurgia citorredutora seguida de quimioterapia com derivados da platina. Recentemente os PARP (inibidores de poli – adenosina difosfato ribose – cadeia de polimerase) tem sido incluídos com maior intervalo livre de doença para as pacientes.

O padrão de tratamento no câncer de ovário recorrente tem sido principalmente o tratamento sistêmico. Até agora, apenas alguns estudos mostraram evidência de nível 1 de um benefício de sobrevida global significativo com o uso de terapia sistêmica em recaídas de câncer de ovário. Dois outros estudos mostraram um benefício de sobrevida clinicamente relevante com terapia, mas a significância estatística foi mostrada somente após ajuste ou em análises de subgrupo. O papel da cirurgia no câncer de ovário recorrente não foi bem definido.

Leia também: Câncer de ovário, tuba uterina e peritônio: update de 2021

Assim, um trabalho publicado no The New England Journal of Medicine em 2 de dezembro trouxe os resultados do uso de cirurgia citorredutora para cânceres recidivantes e foi também parte da apresentação do encontro anual da American Society of Clinical Oncology.

Cirurgia citorredutora para câncer de ovário recidivante

Metodologia

Nesse estudo, um trial chamado DESKTOP III (Descriptive Evaluation of Preoperative Selection Criteria for Operability in Recurrent Ovarian Cancer) vem para descrever os resultados da randomização de 407 pacientes entre setembro de 2010 e março de 2015:

  • 206 pacientes alocadas no grupo de cirurgia citorredutora plus quimioterapia base platina;
  • 201 pacientes alocadas no grupo de quimioterapia exclusiva com platina.

Quase todas as pacientes tinham recebido quimioterapia com base platina no primeiro diagnóstico e 75% delas em cada grupo estavam há mais de 12 meses sem receber quimioterapia nova. Todos os parâmetros clínicos equilibram-se pela randomização.

A incidência de complicações pós-operatórias foi mais baixa que da primeira cirurgia.

Foi de grande importância a seleção das pacientes para a nova abordagem cirúrgica através do uso do escore de AGO (Arbeitsgemeinschaft Gynäkologische Onkologie – Grupo de Trabalho em Oncologia – Essen, Alemanha), que consiste em notas aos critérios:

  1. Boa performance clínica.
  2. Ressecção completa primeira cirurgia: sem doença residual ou estádio FIGO I/II máximo.
  3. Ausência de ascite: definida como volume ≦ 500 ml.

Saiba mais: Devemos rastrear câncer de ovário em população assintomática e sem fatores de risco?

Com esse estudo demonstra-se que a cirurgia citorredutora no câncer de ovário recidivado tem desempenho superior ao uso de quimioterapia exclusiva.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Harter P, Sehouli J, Vergote I, Ferron G, Reuss A, Meier W, Greggi S, Mosgard BJ, Selle F, Guyon F, Pomel C, Lécuru F, Zang R, Avall-Lundqvist E, Kim JW, Ponce J, Raspagliesi F, Kristensen G, Classe JM, Hillemanns P, Jensen P, Hasenburg A, Ghaem-Maghami S, Mirza MR, Lund B, Reinthaller A, Santaballa A, Olaitan A, Hilpert F, du Bois A; DESKTOP III Investigators. Randomized Trial of Cytoreductive Surgery for Relapsed Ovarian Cancer. N Engl J Med. 2021 Dec 2;385(23):2123-2131. doi: 10.1056/NEJMoa2103294.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.