Cirurgia de catarata: os dois olhos podem ser operados no mesmo dia?

Estudo apresentou uma visão geral das publicações e opiniões recentes no campo da cirurgia de catarata bilateral no mesmo dia.

De acordo com a OMS (2019), 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual. Dessas, 1 bilhão sofre de deficiência que pode ser prevenida. A catarata está entre as principais causas de cegueira prevenível, com um número estimado de 65,2 milhões de pessoas com necessidade de cirurgia.

A facoemulsificação com implante de lente intraocular é uma das cirurgias mais realizadas no mundo, com baixa taxa de complicação (1.2%) e altas taxas de sucesso (93%). É considerada uma das intervenções em saúde com melhor custo efetividade. Apesar disso atualmente é estimado um gasto de quase 7 bilhões de dólares nos EUA para cobrir os custos da catarata não tratada. A população está envelhecendo e o número de pacientes que necessita de tratamento da catarata aumentará. É esperado portanto um aumento nos gastos, o que exige melhorias na eficiência e logística.

Leia também: Miopia: o que o oftalmologista precisa saber?

Apesar de a cirurgia de catarata em um olho ser efetiva em restaurar a visão funcional, é sabido que a cirurgia de catarata do segundo olho leva a reabilitação visual mais rápida e melhora na qualidade de vida. Até o presente momento a maioria dos pacientes com catarata bilateral são submetidos a cirurgia em dias separados, conhecida como “delayed sequential bilateral cataract surgery (DSBCS)”. Nesse procedimento um período de dias, semanas ou meses separa as duas cirurgias.

Cirurgia de catarata os dois olhos podem ser operados no mesmo dia

Cirurgia bilateral

Uma alternativa envolve operar os dois olhos no mesmo dia, mas como dois procedimentos separados, é conhecida como “immediate sequential bilateral cataract surgery (ISBCS)”. Apesar desta última ser realizada de forma crescente em alguns países, ainda não é recomendado na maioria dos guidelines devido aos riscos de complicação potenciais. O ISBCS ganhou mais interesse e foi adotado mais rapidamente em alguns locais durante a covid-19 devido as vantagens como a redução no número de visitas do paciente ao hospital.

As vantagens incluem: reabilitação visual mais rápida, sem anisometropia entre as cirurgias, evita admissão adicional a unidade de saúde, reduz as visitas hospitalares e reduz os custos. As principais razões para atrasar o segundo olho seriam o risco de complicações bilaterais como uma infecção grave (endoftalmite) e o risco de surpresas refrativas.

Saiba mais: Caso clínico: oftalmoplegia dolorosa

Para minimizar os riscos nas cirurgias sequenciais é indicado o manejo das doenças perioculares e oculares no pré-operatório e uma assepsia completamente separada na cirurgia do primeiro olho e do segundo olho. Isso significa que nada que tenha entrado em contato com o primeiro olho deve ser utilizado na cirurgia do segundo olho, os instrumentos devem sofrer ciclos de esterilização completos e separados e as rotinas de esterilização e preparação do campo devem ser feitos de forma separada. O uso de antibiótico intracameral ao final da cirurgia é fortemente recomendado.

Análise recente

Recentemente, uma revisão de Cochrane sobre ISBCS foi publicada. Mostrou que não houve diferença significativa nas taxas de endoftalmite entre ISBCS e DSBCS. Apesar disso, por causa da baixa incidência de endoftalmite bilateral, nenhum dos estudos foi grande o suficiente para detectar um caso bilateral. Além disso o risco calculado de um evento bilateral é muito raro, calculado em 1 a cada 70 milhões.

Uma incidência significativamente menor é encontrada na ISBCS quando comparada com DSBCS em um dos estudos sobre o assunto, mas outro estudo não mostrou diferença significativa nas taxas de endoftalmite unilateral entre os grupos, além de não terem encontrado casos de endoftalmite bilateral. Apesar de parecer segura de acordo com a revisão, conclui se que estudos futuros sobre custo efetividade são necessários para suportar a implementação da ISBCS nos diversos países.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Spekreijse LS, Nuijts RMMA. An update on immediate sequential bilateral cataract surgery. Current Opinion in Ophthalmology . 2023 Jan;34(1):21-26. DOI: 10.1097/ICU.0000000000000907

Especialidades