Cirurgia laparoscópica eletiva versus de emergência para cistos ovarianos benignos durante a gravidez

Não são raras cirurgias de emergência em gestantes com cistos ovarianos benignos, contudo essa tem maiores riscos que a eletiva.

Cistos ovarianos benignos durante a gravidez são relativamente comuns, sendo que no primeiro trimestre se houver um diâmetro maior ou igual a 10 cm está indicado ooforoplastia videolaparoscopica, já nas pacientes que apresentam cistos menores que seis centímetros de diâmetro podem ter conduta expectante. Mas realmente é segura a conduta expectante? Quantas pacientes acabam por realizar cirurgia de emergência? Seria mais seguro realizar ooforoplastia laparoscópica no segundo trimestre? Mesmo nas pacientes com cisto ovariano benigno de menor diâmetro?

Ouça também: Cistos Ovarianos: em qual caso é um risco? [podcast]

Cirurgia laparoscópica eletiva versus de emergência para cistos ovarianos benignos durante a gravidez

Análise recente sobre o tratamento cirúrgico de cistos ovarianos benignos

Em julho de 2022 foi publicado um artigo no Journal of Obstetrics and Gynaecology Research, com o objetivo de examinar e comparar os resultados de cistos ovarianos benignos tratados com cirurgia laparoscópica eletiva ou cirurgia de emergência durante gravidez. Entre 2004 a 2017, os pesquisadores atenderam 135 gestantes (110 eletivas e 25 emergências) com cistos ovarianos e compararam os resultados cirúrgicos e perinatais.

Achados

De acordo com os autores do artigo em questão, não houve diferença significativa no diâmetro do cisto, mas cistos < 6 cm foram significativamente mais comuns em casos de emergência (36%) do que em casos eletivos (15%). Os teratomas maduros foram significativamente mais comuns em casos eletivos (89% vs. 52%), e os cistos de corpo lúteo foram mais comuns em casos de emergência (0% vs. 32%). As taxas de cirurgia laparoscópica (98,2% vs. 52,0%) e conservação ovariana (99,1% vs. 80,0%) foram significativamente maiores, e a internação pós-cirúrgica foi significativamente menor em casos eletivos do que em casos de emergência. Não houve diferença significativa na idade gestacional para o parto (38,9 1,9 vs. 38,4 2,7 semanas), taxa de parto prematuro (12% vs. 20%) ou peso ao nascer (2939 469 vs. 3019 510 g).

Saiba mais: A importância da nutrição na gravidez e lactação: consequências ao longo da vida

Não é raro precisar fazer cirurgia de emergência em gestantes com cisto ovariano benigno, contudo a cirurgia de emergência tem maiores riscos do que a cirurgia eletiva. Deste modo, a cirurgia laparoscópica eletiva é indicada e segura mesmo para cistos ovarianos benignos de menor diâmetro (em torno de 5 cm) em gestantes do segundo trimestre da gravidez.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Samejima K, Takai Y, Matsunaga S, Nagai T, Kikuchi A. The safety and effectiveness of elective laparoscopic surgery for benign ovarian cysts during pregnancy—Comparison with emergency surgery. J. Obstet. Gynaecol. Res. 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/jog.15357