Leia mais:
Leia mais:
Cirurgias de catarata caem 38% em um ano, aponta DataSus
Existe associação entre cirurgia de catarata e desenvolvimento de demência?
Cirurgia de catarata pode estar associada a um risco menor de demência
Bebês operados de catarata congênita unilateral podem desenvolver glaucoma?
A ingestão de nutrientes influencia no desenvolvimento da catarata?

Cirurgias de catarata caem 38% em um ano, aponta DataSus

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um levantamento do DataSus aponta que o número de cirurgias para correção da catarata realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) caiu de 56 mil para 30 mil procedimentos realizados em todo o país, entre 2019 e 2020, com redução de 46%.

E em 2021 foram realizadas 35 mil cirurgias, com queda de 38%, se comparado a 2019. Apenas no estado do Paraná os procedimentos caíram 69% entre 2019 e 2020, com alta de 66% nos procedimentos de urgência no mesmo período. Os dados foram divulgados pelo DataSus.

Leia também: Existe associação entre cirurgia de catarata e desenvolvimento de demência?

Segundo especialistas, essa redução é bastante preocupante, uma vez que surgem no Brasil cerca de 120 mil novos casos de catarata ao ano.  O último censo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) indica que a enfermidade é responsável por 49% dos casos de perda de visão dos brasileiros.

“Durante os dois últimos anos, devido a covid-19, houve uma queda acentuada nas consultas de oftalmologia, o que gerou a redução no movimento cirúrgico. No país, não dispomos de informações precisas sobre quanto tempo um paciente espera por uma cirurgia de catarata. Mas as estimativas apontam que o tempo médio de espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de um a dois anos. Dados do CBO revelam que 350 mil brasileiros aguardam na fila por uma cirurgia de catarata”, disse o oftalmologista e especialista em retina Rodrigo Schwartz Pegado, da Clínica de Olhos Pegado (CLINOP), em Niterói, em entrevista ao Portal de Notícias da PEBMED.

caem 38% em um ano, aponta DataSus

Indicação da cirurgia

O procedimento é indicado a partir do momento em que a condição começa a atrapalhar a visão e gerar problemas de bem-estar e segurança dos pacientes, como ter dificuldade para ler, dirigir ou caminhar pela casa no escuro.

“O diagnóstico da catarata senil é clínico. Durante a anamnese, é comum o paciente referir diminuição da acuidade visual, embaçamento, distorção, perda do brilho e das cores. Frequentemente, o portador de catarata refere que “o mundo está amarelado””, ressaltou o especialista em retina.

A boa notícia é que as técnicas modernas disponíveis permitem que a cirurgia seja realizada antes de uma evolução mais grave da doença. Mas, por questões de segurança, o procedimento deve ser realizado em um olho de cada vez para prevenir casos de infecção hospitalar.

O tempo de recuperação da cirurgia é relativamente curto e o paciente pode retornar às atividades habituais em poucos dias. “O acompanhamento deve ser, preferencialmente, com o cirurgião que executou o ato, seguindo suas orientações para o pós-operatório, como não coçar ou esfregar os olhos, nada de exercício físico, utilizar os colírios indicados e cuidado com a posição ao dormir”, ressaltou Rodrigo Pegado.

O oftalmologista destacou que o valor de uma cirurgia de catarata deve oscilar por questões de experiência do cirurgião, centro cirúrgico, equipe envolvida e tipo de materiais utilizados. “Atualmente, a média de custo total para o paciente deve oscilar entre 10 e 20 mil reais”.

Saiba mais: Cirurgia de catarata: o que sabemos sobre o uso de corticoides e AINES no pós-operatório?

Prefeitura do RJ lança mutirão de cirurgias de catarata

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o Mutirão de Cirurgias de Catarata na rede municipal de saúde. A iniciativa visa reduzir o número de pacientes na fila do SISREG (Sistema de Regulação) e a incidência de cegueira na população diagnosticada com catarata congênita ou senil.

As operações começaram no dia 14 de abril e deve beneficiar 15 mil pessoas. No total, o investimento será de R$ 15 milhões.

Atualmente, 15 mil pacientes fazem parte da demanda acumulada no SISREG entre pacientes na fila para cirurgia (2.876) e pacientes na fila para consulta de cirurgia no sistema (12.294). Além disso, cerca de 30% dos pacientes na fila precisam realizar a cirurgia de catarata do segundo olho, aumentando a demanda acumulada para mais de 19 mil pacientes.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Portal Hospitais Brasil. Cirurgias de catarata no SUS caem 46% em um ano. Disponível em: https://portalhospitaisbrasil.com.br/cirurgias-de-catarata-no-sus-caem-46-em-um-ano # Correio Braziliense. Tudo o que você precisa saber sobre catarata e presbiopia. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/revista-do-correio/2022/04/5001606-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-catarata-e-presbiopia.html # DataSUS. Publicada a consolidação dos Boletins Conecte SUS de 2021. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/publicada-a-consolidacao-dos-boletins-conecte-sus-de-2021/
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.