Leia mais:
Leia mais:
Cirurgias de catarata caem 38% em um ano, aponta DataSus
Estenose aórtica importante: quando preferir tratamento cirúrgico?
IM/ACP 2022: confira as novidades do congresso
Histopatológico e vesícula biliar
IM/ACP 2022: demência – evidências e abordagens

Existe associação entre cirurgia de catarata e desenvolvimento de demência?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A demência afeta aproximadamente 50 milhões de pessoas no mundo e não existe um tratamento efetivo. Esforços para reduzir o risco ou atrasar esse processo são muito importantes. 20% dos adultos com mais de 65 anos tem déficit sensorial como perda de visão ou audição. Essas perdas poderiam ser um fator de risco modificável para demência. A catarata é a principal causa de cegueira no mundo, afetando mais de 35 milhões de pessoas. Os resultados associando a extração da catarata e o risco de demência são conflitantes.

demência

Estudo

Um artigo publicado no JAMA em dezembro de 2021 tentou comprovar que idosos que eram submetidos a cirurgia de catarata poderiam ter menor risco de desenvolvimento de catarata comparados com aqueles que não eram submetidos a cirurgia. Foram utilizados os dados do ACT Study (Adult Changes in Thought), um estudo iniciado entre 1994 e 1996 e se mantem como estudo prospectivo que envolveu idosos acima de 65 anos randomizados que são seguidos até o desenvolvimento de demência. No estudo final foram incluídos aqueles que receberam diagnóstico de catarata antes do diagnóstico de demência e tinham pelo menos feito uma visita após o diagnóstico de catarata. Foram incluídos pacientes que receberam diagnóstico de glaucoma.  

O número de pacientes que receberam diagnóstico de catarata antes da demência e foram incluídos no estudo foi de 3.038 (67% dos com informação do genótipo APOE). A média de idade no diagnóstico de catarata foi de 74.4 anos. Durante o follow up de 23.554 pessoas ano foram 853 casos de demência. Aproximadamente metade dos pacientes (46%) foi submetido a extração da catarata. A extração da catarata foi significativamente associada a menor risco de demência, o que foi mais forte durante os primeiros cinco anos após a cirurgia. A única variável que foi mais protetora que a cirurgia foi ter o alelo APOE e4 negativo. Nos 728 pacientes que receberam diagnóstico de glaucoma, a cirurgia não foi associada a menor risco de demência.

Leia também: Bebês operados de catarata congênita unilateral podem desenvolver glaucoma?

Considerações

Esses resultados podem impactar no cuidado de idosos que estão em risco para perda visual pela catarata e alteração cognitiva associada a neurodegeneração na demência. Considerando o efeito benéfico da extração da catarata na diminuição do risco de demência, que se mantem inclusive após dez anos da cirurgia, a melhora da qualidade de vida nos indivíduos afetados e sua família deve ser considerada na decisão cirúrgica.

Referências bibliográficas:

  • Lee CS, Gibbons LE, Lee AY, et al. Association Between Cataract Extraction and Development of Dementia.JAMA Intern Med.2022;182(2):134141. doi:10.1001/jamainternmed.2021.6990 
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.