Colchicina e a combinação de rivaroxabana e aspirina em pacientes com covid-19

Estudo avaliou terapia com colchicina e combinação de rivaroxabana e aspirina para evitar a progressão da covid-19 em pacientes internados.

A covid-19 é conhecidamente acompanhada por uma resposta imune desregulada e hipercoagulabilidade nos pacientes. Intervenções que visam atacar diretamente o vírus e aquelas que suprimem a inflamação podem prevenir a progressão da doença muitas vezes, mas não são acessíveis e podem estar associadas com toxicidade e risco à vida.

Leia também: A aspirina é ainda um tratamento efetivo na prevenção de eventos cardíacos?

Um estudo publicado na revista Lancet teve como objetivo avaliar a terapia antiinflamatória com colchicina e a terapia antitrombótica a partir da combinação de rivaroxabana e aspirina para prevenção da progressão da doença em pacientes internados com covid-19.

Colchicina e a combinação de rivaroxabana e aspirina em pacientes com covid-19

Métodos

Foi um estudo aberto, randomizado e controlado realizado em 62 centros e 11 países. Foram incluídos pacientes com idade mínima de 18 anos com covid-19 sintomático e confirmado laboratorialmente que estavam dentro de 72 horas de internação ou piora clínica e foram randomizados para receber colchicina 1,2 mg seguido de 0,6 mg duas horas após. Depois a dose de 0,6 mg duas vezes ao dia por 28 dias versus cuidados usuais.

Em uma segunda randomização foi analisada a combinação de rivaroxabana 2,5 mg duas vezes ao dia junto com aspirina 100 mg uma vez ao dia por 28 dias versus cuidados habituais.

O desfecho primário avaliado para a randomização de colchicina foi a necessidade de oxigênio de alto fluxo, ventilação mecânica ou morte; e para a randomização de rivaroxabana mais aspirina foi o composto de trombose maior (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, isquemia aguda de membro ou embolia pulmonar), e necessidade de alto fluxo de oxigênio, ventilação mecânica ou morte.

Saiba mais: Covid-19: Fiocruz detecta caso de BQ.1, nova sublinhagem da ômicron

Resultados

Foram, no total, 2.749 pacientes aleatoriamente designados para o estudo. No geral, 368 (28,2%) dos 1.304 pacientes alocados para colchicina e 356 (27,2%) de 1.307 alocados para controle tiveram um desfecho primário (razão de risco [HR] 1,04, IC 95% 0,90–1,21, p=0,58); e 281 (26,4%) de 1.063 pacientes alocados para a combinação de rivaroxabana e aspirina e 300 (28,4%) de 1.056 alocados para controle tiveram um desfecho primário (HR 0,92, IC 95% 0,78–1,09, p=0·32).

Os resultados foram consistentes em subgrupos definidos pelo estado de vacinação, gravidade da doença na linha de base e tempo.

Não houve eventos adversos graves nos dois grupos e entre os pacientes hospitalizados com covid-19, nem a colchicina nem a combinação de rivaroxabana e aspirina previne a progressão da doença ou morte. A falta de evidência do benefício da colchicina e da combinação de rivaroxabana e aspirina sugere que estes tratamentos não devem ser usados para o tratamento de pacientes internados com covid-19, compatíveis com resultados anteriormente notados.

Mensagens práticas 

  • A covid-19 ainda continua fazendo vítimas pelo mundo, em menor escala devido aos avanços da vacinação.
  • Terapias de maior acessibilidade devem ser avaliadas, sobretudo em países de baixo acesso a vacina e que ainda apresentam altas taxas de morbidade pela doença.
  • Diversos estudos sugerem contra o uso de colchicina e terapias anticoagulantes em casos internados pela covid-19.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Eikelboom JW, Jolly SS, Belley-Cote EP, Whitlock RP, Rangarajan S, Xu L, Heenan L, Bangdiwala SI, Luz Diaz M, Diaz R, Yusufali A, Kumar Sharma S, Tarhuni WM, Hassany M, Avezum A, Harper W, Wasserman S, Almas A, Drapkina O, Felix C, Lopes RD, Berwanger O, Lopez-Jaramillo P, Anand SS, Bosch J, Choudhri S, Farkouh ME, Loeb M, Yusuf S. Colchicine and the combination of rivaroxaban and aspirin in patients hospitalised with COVID-19 (ACT): an open-label, factorial, randomised, controlled trial. Lancet Respir Med. 2022 Oct 10:S2213-2600(22)00298-3. DOI: 10.1016/S2213-2600(22)00298-3.