Como utilizar o sistema FIGO HyPO-P para classificação de desordens ovulatórias?

Especialistas desenvolveram o mnemônico HyPO-P e GAIN/FIT/PIE para a classificação das desordens ovulatórias.

Desordens ovulatórias são importantes causas de amenorreia, sangramento uterino anormal e infertilidade, além de ser uma manifestação importante da síndrome dos ovários policísticos (SOP). As desordens ovulatórias apresentam grande prevalência nas meninas e mulheres na menacme, e estão associadas a disfunções agudas ou crônicas do eixo hipotálamo-hipófise-ovário. Geram grande impacto na vida das mulheres, ao causar infertilidade, alterações do ciclo menstrual e até mesmo, ser um fator de risco para síndrome metabólica, diabetes e câncer endometrial.  

São diversas causas de desordens ovulatórias, com diversos tratamentos, sendo um desafio para os ginecologistas, hebiatras e endocrinologistas. Pensando nisso, hoje trago a atualização do sistema classificatório das desordens ovulatórias da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO) que foi publicado neste mês de agosto de 2022. A FIGO utilizou o método Delphi para a execução do sistema classificatório. Sendo que o método Delphi é um processo usado para chegar a uma opinião ou decisão de um grupo por meio da pesquisa de um painel de especialistas. 

Os especialistas envolvidos desenvolveram o mnemônico HyPO-P e GAIN/FIT/PIE para a classificação das desordens ovulatórias. Primeiro começamos com o HyPO-P: 

  • Tipo I- Hypothalamic (hipotalâmico) 
  • Tipo II- Pituitary (pituitária) 
  • Tipo III- Ovarian (ovariana) 
  • Tipo IV- PCOS (SOP) 

Os mnemônicos seguintes são para ajudar no diagnóstico de cada tipo de desordem ovariana.  

desordens ovulatórias

Tipo I: 

  • Genetic (genético) 
  • Autoimune (auto-imune) 
  • Iatrogenic (iatrogênico) 
  • Neoplasm (neoplasia) 

Tipo II: 

  • Functional (funcional) 
  • Infectious/Inflammatory (infeccioso/inflamatório) 
  • Trauma & Vascular (trauma e vascular) 

Tipo III: 

  • Physiological (fisiológico) 
  • Idiopathic (idiopático) 
  • Endocrine (endócrino) 

Tipo IV: 

  • O diagnóstico e a caracterização da paciente com SOP é recomendada de acordo com o International PCOS Network, devido sua prevalência e complexidade. 

 A seguir está a imagem usada pela FIGO para detalhar o mnemônico citado acima.

Essa classificação da FIGO não contempla as pacientes com amenorreia primária. E para seu uso devemos primeiro identificar a paciente como portadora de desordem ovulatória, sendo que o uso do mnemônico HyPO-P é o segundo passo, e o uso do GAIN/FIT/PIE é o terceiro passo. Além disso, é importante ressaltar que a desordem ovulatória não é sinônimo de anovulação, podendo variar em um espectro de anovulação para ovulação ocasional, podendo ser pontual ou crônica.  

O primeiro sinal que nos deve chamar atenção para desordem ovulatória são as queixas de ciclos menstruais irregulares, contudo é importante uma boa anamnese para identificar corretamente esses ciclos irregulares, pois a maioria das pacientes acreditam que ciclo regular significa que o primeiro dia da menstruação deve vir exatamente no mesmo dia que veio no mês anterior, e isso não é verdade. De acordo com a FIGO o ciclo menstrual das mulheres entre 18 e 45 anos podem variar de 24 a 38 dias.  

De acordo com a FIGO, os ciclos menstruais irregulares na adolescência são comuns até seis anos após a menarca, por isso devemos ter muito cuidado com o diagnóstico de qualquer desordem ovulatória nessas pacientes. Lembrando que até pouco tempo atrás, acreditava-se que a imaturidade do eixo hipotálamo-hipófise-ovário durava dois anos após a menarca, fazendo com que várias adolescentes tivessem diagnósticos e tratamentos errados nesta fase da vida. Ocorre um evento similar no final da menacme, ao redor dos 45 anos, a mulher volta a apresentar ciclos menstruais irregulares que precedem a menopausa e que podem vir acompanhadas de sintomas característicos de síndrome climatérica.

Saiba mais: Tratamento com inositol de sintomas psicológicos relacionados à síndrome dos ovários policísticos

Considerações

O sistema FIGO HyPO-P para a classificação de distúrbios ovulatórios teve o objetivo de ser um padrão mundial, com definições e categorias didáticas que informam os cuidados clínicos, facilitar a educação dos pacientes e estagiários, além de melhorar a capacidade de treinamento clínico e da pesquisa epidemiológica, para que assim possamos avançar no nosso conhecimento sobre distúrbios ovulatórios, seu diagnóstico e manejo.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Munro, MG, Balen, AH, Cho, SH, et al. The FIGO ovulatory disorders classification system. Int J Gynecol Obstet. 2022; 00: 1- 20. doi:10.1002/ijgo.14331