Leia mais:
Leia mais:
ANS aprova incorporação de seis terapias orais contra o câncer por planos de saúde
Tratamento contra o câncer é ampliado no SUS
Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil
Aberta consulta pública para inclusão de cinco medicamentos contra o câncer no rol da ANS
Dia Mundial do Câncer: como está palavra conversa com você

Consultas públicas sobre diretrizes diagnósticas de cânceres de pele e fígado estão abertas até a meados de junho

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Ministério da Saúde, através da Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec/SUS), abriu duas consultas públicas sobre atualização de Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDT) de câncer de pele e de fígado. 

As diretrizes diagnósticas e terapêuticas referentes ao melanoma cutâneo e do carcinoma hepatocelular (CHC) em pacientes adultos têm prazos diferentes para o envio das contribuições: 8 e 13 de junho, respectivamente. 

A proposta de atualização dos textos busca a definição das recomendações diagnósticas, de tratamento e acompanhamento. No caso do CHC, a atualização visa revisar as melhores evidências científicas disponíveis sobre o tratamento de indivíduos com carcinoma hepatocelular na rede de cuidados do SUS. 

Para enviar a sua contribuição para as consultas, clique aqui. 

Consultas públicas

DDT do melanoma cutâneo 

A Secretaria-Executiva da Conitec encaminhou o tema para as consultas públicas com recomendação preliminar favorável à publicação de novas diretrizes em relação ao melanoma cutâneo. 

O melanoma é o tipo mais grave de câncer de pele. Em 2020, o Ministério da Saúde tornou pública a decisão de incorporar a classe anti-PD1 (nivolumabe + pembrolizumabe) para o tratamento de primeira linha do melanoma avançado não-cirúrgico e metastático, conforme o modelo da assistência oncológica, no âmbito do SUS. 

O melanoma cutâneo é o 12º tipo de câncer mais frequente no mundo, sendo sua taxa de incidência controlada por idade de três por 100 mil pessoas. 

Embora esse tipo de câncer seja o mais comum no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas registradas.

Leia também: Tratamento contra o câncer é ampliado no SUS

DDT do carcinoma hepatocelular no adulto 

A Secretaria-Executiva da Conitec encaminhou o tema para consulta pública também com recomendação preliminar favorável à publicação de novas diretrizes em relação ao carcinoma hepatocelular no adulto. 

As neoplasias malignas hepáticas primárias são o 6º tipo mais comum de câncer maligno e a 4ª principal causa de óbito relacionada ao câncer mundialmente. 

Este tipo de carcinoma representa 75 a 85% das neoplasias primárias do fígado, com 90% dos casos associados ao desenvolvimento de cirrose. As infecções crônicas pelos vírus da hepatite B e C estão envolvidas em mais de 80% dos casos. 

A identificação de fatores de risco e o rápido encaminhamento para o atendimento especializado na Atenção Primária propiciam um melhor resultado terapêutico e o prognóstico dos casos.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Ministério da Saúde abre consulta pública sobre proposta de diretrizes diagnósticas de câncer de pele. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/ministerio-da-saude-abre-consulta-publica-sobre-proposta-de-diretrizes-diagnosticas-de-cancer-de-pele # Consultas Públicas recebem contribuições sobre diretrizes diagnósticas de câncer de fígado e medula. CONITEC. Disponível em: http://conitec.gov.br/ultimas-noticias-3/consultas-publicas-recebem-contribuicoes-sobre-diretrizes-diagnosticas-de-cancer-de-pele-e-de-figado
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.