Página Principal > Endocrinologia > Consumo de frutas é melhor do que verdura no controle de triglicerídeos
triglicerídeos

Consumo de frutas é melhor do que verdura no controle de triglicerídeos

Tempo de leitura: 2 minutos.

Uma alimentação saudável e bem balanceada, rica em verduras, legumes, laticínios e frutas, é essencial para a prevenção de eventos cardiovasculares, hipertensão, diabetes, profilaxia ou controle da diabetes, depressão e outras doenças, fora o aumento na qualidade de vida. Pesquisadores do Japão realizaram um estudo a fim de determinar se uma dieta baseada em frutas ou legumes e verduras influenciaria também no controle dos níveis de triglicerídeos no organismo.

Frutas x triglicerídeos

No entanto, alguns estudos anteriores indicavam que o consumo de fruta poderia não ser tão benéfico, pois a frutose contribuiria para o aumento dos triglicerídios, levando à hipertrigliceridemia, doença que pode provocar complicações como pancreatite e acidente vascular cerebral (AVC). Para esclarecer a questão, um estudo observacional e de metanálise investigou a relação entre o consumo de frutas e os triglicerídios. Os resultados foram publicados na edição de outubro da revista Clinical Nutrition ESPEN.

Leia mais: Dieta cetogênica: a dieta que trata doenças

O levantamento analisou dados de estudos observacionais (que examinaram a associação entre o consumo de fruta e a hipertrigliceridemia) ou de estudos intervencionais (que verificaram os efeitos do aumento no consumo nos níveis de triglicerídios). Após a triagem, foram selecionados cinco estudos cruzados e apenas dois intervencionais.

Resultados

A taxa (Odds ratio) do alto consumo de frutas em relação ao baixo consumo nos estudos cruzados foi de 0,79 (IC 95% [0,72-0,87]). Nestes estudos, a razão de chance do alto consumo de legumes e verduras relacionado ao baixo consumo foi de (0,92; IC 95% [0,82-1,03]). Uma relação linear de dose-resposta foi observada entre o aumento no consumo de frutas e hipertrigliceridemia. Para cada aumento em um consumo de fruta por dia, observou-se razão de chance de 0,91 (IC 95%, 0,84-0,98).

Surpreendentemente, os pesquisadores encontraram uma relação inversamente proporcional entre o consumo de frutas e os níveis de triglicerídios, em que a frutose teve efeitos positivos, contrariando o que diziam os estudos anteriores. Esta relação de proporcionalidade não foi observada no consumo de legumes e verduras.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Kodama, S., Horikawa, C., Fujihara, K., Ishii, D., Hatta, M., Takeda, Y., … Sone, H. (2018). Relationship between intake of fruit separately from vegetables and triglycerides – A meta-analysis. Clinical Nutrition ESPEN. doi:10.1016/j.clnesp.2018.07.001

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.