Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: terapia com plasma convalescente em adolescente com Covid-19 – relato de caso
AAP 2021: estratégias não farmacológicas para ansiedade em adolescentes durante a pandemia
AAP 2021: IMC e tempo de tela em adolescentes antes e depois da pandemia da Covid-19
AAP 2021: impacto da etnia e dos determinantes sociais durante a pandemia na atenção primária pediátrica
Pacientes com fibromialgia sentem mais os efeitos da covid-19?

Coronavírus: características de Covid-19 em pediatria, na China

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Recentemente, a epidemia da doença causada pelo coronavírus, Covid-19, tem preocupado diversos países, incluindo o Brasil. Os relatos são de que a doença se apresenta com maior gravidade em idosos e pessoas com comorbidades como doenças respiratórias e cardiovasculares.

Ainda não se sabe ao certo, porém, a repercussão dessa epidemia no público pediátrico, uma vez que existem poucos relatos de casos e informações epidemiológicas a respeito.

Em 12 de março de 2020, o New England Journal of Medicine (NEJM) publicou uma correspondência de pesquisadores chineses relatando a ocorrência de seis casos de Covid-19 em crianças.

 

médica realizando exame físico em bebê com coronavírus

Coronavírus em pediatria

A média de idade das crianças foi de três anos (variando de um a sete anos). Todas as crianças eram previamente hígidas, e não foi possível identificar a fonte de infecção em um paciente.

Os sintomas mais comuns foram: febre acima de 39 °C (em todos os pacientes), tosse (em todos os pacientes) e vômitos (em 4 pacientes). Quatro pacientes apresentaram indícios radiológicos de pneumonia, com tomografias sugerindo pneumonia com padrão viral. Uma criança necessitou de internação em UTI. Houve recuperação do quadro em todos os pacientes (média de 7,5 dias), e todos fizeram uso de tratamento empírico com antibióticos, antivirais e tratamento de suporte.

Leia também: 

Os autores reforçam que o acometimento de crianças por Covid-19 pode causar doença respiratória de moderada a grave e que pode acontecer no início da epidemia.

Esse relato é importante nesse momento epidemiológico que o Brasil vive, uma vez que as crianças não estão sendo incluídas como grupo de risco. Apesar disso, os pediatras e médicos de urgência devem estar preparados e atentos para a possibilidade de infecções graves por Covid-19 em crianças.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Liu W, et al. Detection of Covid-19 in Children in Early January 2020 in Wuhan, China. The New England Journal of Medicine. March 12, 2020. DOI: 10.1056/NEJMc2003717
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

2 comentários

  1. OLÁ ME TIRA UMA DUVIDA POR FAVOR. EM CASO DE INTERNAÇÃO INFANTIL, COMO FUNCIONA A QUESTÃO DO ACOMPANHANTE?
    AGRADEÇO DESDE, JÁ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar