Corticosteroides tópicos potentes podem aumentar o risco de fraturas osteoporóticas

Com o advento dos corticosteroides tópicos, houve um crescente no seu uso pela população, já que a via tópica evitaria os efeitos colaterais.

Já é conhecida há tempos a associação entre uso de glicocorticoides com aumento de risco de fratura osteoporótica. Inclusive, na ferramenta FRAX de cálculo para risco de fratura osteoporótica existe a pergunta fundamental se o paciente está ou não usando atualmente glicocorticoide oral ou se foi exposto a glicocorticoide oral por mais de 3 meses, com uma dose de prednisolona de 5 mg diária ou mais. Com o advento dos corticosteroides tópicos, inalatórios bem como creme, gel, pomada de esteroides, houve um crescente uso da droga pela população, já que a via tópica fugiria dos efeitos colaterais diversos da via oral, pois em teoria há uma menor absorção sistêmica.

Leia também: Avacopan para vasculites associadas ao ANCA: melhor que glicocorticoides?

Corticosteroides tópicos potentes podem aumentar o risco de fraturas osteoporóticas

Novas evidências

No dia 20 de janeiro a revista JAMA publicou um artigo associando o uso de corticosteroides tópicos e risco de fratura osteoporótica a longo prazo.

O estudo foi desenhado como uma coorte retrospectiva e obteve dados do Registro Nacional de pacientes da Dinamarca, que cobre 99% da população do país.  Foram avaliados os dados coletados do início de 2003 ao final de 2017.

As exposições cumulativas a corticosteroides tópicos potentes ou muito potentes foram convertidas em um único padrão com potência equivalente a 1 mg/g de furoato de mometasona.

Foram incluídos mais de 700.000 indivíduos expostos à mometasona tópica em uma potência equivalente a 200 g ou mais durante o período de estudo. O grupo de referência (200-499 g) foi o maior com 317.907 indivíduos. Outros grupos com dose 500-999 g incluíram 186.359 pacientes; 1.000-1.999 g com 111.203 pacientes; 2.000-9.999 g com 94.334 pacientes; e o por último 10.000 g ou mais com 13.448 pacientes.

Resultados

Foi identificado que ao duplicar a dose de medicação (cumulativa) foi gerado um aumento de 3% de risco relativo de osteoporose e fratura osteoporótica.

Até o momento, não há limites específicos recomendados para esteroides tópicos nas diretrizes atuais.

O artigo pontua que muitas das indicações para esteroides tópicos, como psoríase e dermatite atópica, envolvem um contexto de pele com função de barreira prejudicada, expondo os pacientes a uma probabilidade aumentada de absorção.

Saiba mais: Osteoartrite do joelho: fisioterapia ou injeção de glicocorticoide?

Além disso, os autores do estudo sugerem que seria ideal considerar que se um paciente com atividade persistente da doença requer uma nova prescrição do equivalente a 100 g de mometasona a cada 1-2 meses, pode valer a pena considerar se há uma alternativa adequada.

Portanto para minimizar esse risco, seria razoável os médicos se conscientizarem desse risco, e prescreverem a droga na menor dose possível de esteroide e tentar substituí-lo por outros medicamentos quando possível.

Referências bibliográficas:

  • Egeberg A, Schwarz P, Harsløf T, et al. Association of Potent and Very Potent Topical Corticosteroids and the Risk of Osteoporosis and Major Osteoporotic Fractures. JAMA Dermatol. 2021;157(3):275–282. doi:10.1001/jamadermatol.2020.4968

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.