Covid-19: 7 meses falando de coronavírus e o que temos em relação à oftalmologia? 

A revista JAMA lançou um editorial no final de setembro deste ano comentando as relações entre a Covid-19 e a Oftalmologia. 

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A revista JAMA lançou um editorial no final de setembro deste ano comentando as relações entre o novo coronavírus (causador da Covid-19) e a Oftalmologia.

No primeiro estudo preliminar de características dos achados oculares em 38 pacientes hospitalizados na China, Wu et al reportaram conjuntivite em 12 pacientes (38%). Material viral foi detectado em swab de conjuntiva em 2 de 11 pacientes (18%). Os achados oculares como epífora, congestão conjuntival e quemose, aparentaram ser mais comuns em pacientes com manifestações sistêmicas mais graves. Foram relacionados com outras complicações respiratórias.

Não é incomum às infecções respiratórias ter quadro de conjuntivite associada e provavelmente esses achados oculares são relacionados ao porque o Dr. Li Wenliang, oftalmologista chinês em Wuhan, foi um dos primeiros médicos a alertar a possibilidade de uma nova pandemia. Ele deve ter reconhecido casos de conjuntivite entre pessoas com sintomas de Covid-19 e inclusive foi infectado. Os achados sugerem que os trabalhadores da saúde considerem não só a transmissão respiratória a partir do nariz e da boca, mas também a transmissão ocular.

Leia também: Covid-19: Conselho Brasileiro de Oftalmologia lança Manual para Retomada das Atividades

O advento do novo coronavírus gerou mudanças nos protocolos de oftalmologia

Proteção contra Covid-19

Especialistas em controle de infecção começaram a recomendar equipamento de proteção individual para prevenir transmissão respiratória e ocular. Os guias de várias sociedades oftalmológicas sugeriram o uso de um protetor de lâmpada de fenda para tentar reduzir a transmissão por gotículas. Recentemente, uma simulação dessa situação sugeriu que esses protetores não protegeriam totalmente um indivíduo da contaminação durante o exame.

Outro estudo na Turquia mostrou que mesmo seguindo os protocolos de limpeza das salas durante o exame de 22 pacientes assintomáticos, foram avaliadas 7 amostras retiradas no início e no final do dia dos protetores de lâmpada e das superfícies do foróptero e foi encontrado SARS-CoV-2 em 2 das 7 amostras pós exames no final do dia.

Novas ferramentas na oftalmologia

Com a crise, surgem oportunidades para que a pesquisa melhore a saúde pública. Recentemente oftalmologistas mostraram como pesquisadores poderiam usar um centro de informações para guiar uma triagem para agendamentos oftalmológicos através de um algoritmo que avalia o risco de progressão do glaucoma X o risco de morbidade pela Covid-19 durante o atendimento médico. Essa ferramenta poderia ser expandida para avaliar o risco de progressão de retinopatia diabética e DMRI neovascular.

Saiba mais: Quais as manifestações oculares em crianças com Covid-19?

Óculos

Em outra investigação recente, Zeng et al. relata que entre 276 pacientes no início da pandemia admitidos no hospital com PCR positivo para Covid-19, a proporção de pacientes que usavam óculos rotineiramente era menor que a população geral, sugerindo que os óculos poderiam atuar como uma barreira que reduziria a frequência com que as pessoas tocam seus olhos. Essa relação causa efeito foi questionada por outros autores.

Mensagem final

Sem dúvida, o momento que vivemos este ano é único na medicina. Nos ensinou muito sobre esse novo vírus, mas também sobre viver em comunidade e proteger uns aos outros. Aos pesquisadores, que continuam incansáveis em busca de produzir ciência e nos ajudar na condução deste momento da melhor forma possível, só podemos agradecer.

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Tags