Covid-19: A bem-vinda imunidade cruzada de outros coronavírus com SARS-CoV-2

A pandemia de Covid-19, causada pelo SARS-CoV-2, estimula a busca científica pelo esclarecimento de hipóteses sobre sua dinâmica de transmissão e imunidade.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A recente síndrome respiratória Covid-19, associada ao novo coronavírus SARS-CoV-2, que se tornou uma pandemia, gerando transformações importantes nos setores sócio-econômicos, científicos, governamentais, e comportamentais em nível mundial, permanece despertando interesse científico para o esclarecimento de hipóteses e “curiosidades” sobre a dinâmica de transmissão e imunidade entre indivíduos.

Um dos aspectos intrigantes, desde o início da pandemia de Covid-19 está relacionado ao fato de que muitos contactantes direto de casos positivos assintomáticos ou sintomáticos, incluindo profissionais de saúde claramente expostos, ou cônjuges com contato íntimo com pacientes, não contraíram a doença.

Leia também: Covid-19: Pesquisadores testam exame barato e rápido

Representação gráfica do novo coronavírus, SARS-CoV-2, causador da Covid-19

Há a possibilidade de imunidade cruzada?

De forma a esclarecer essa e outras hipóteses, Grifoni e colaboradores (2020), pesquisadores americanos, em um estudo amplo sobre aspectos diversos da imunidade celular e humoral para SARS-CoV-2 com metodologias moleculares diversas, avaliaram diferentes aspectos relacionados à infecção e a doença Covid-19. Os principais achados estão descritos abaixo:

  1. Pacientes com Covid-19 em fase de convalescência foram avaliados quanto a presença de células T CD4+ e CD8+ com resposta a peptídeos específicos de SARS-CoV-2, e identificaram a presença dessas células em 100% e 70% dos indivíduos estudados, respectivamente, o que sugere as melhores estruturas peptídicas imunogênicas com potencial vacinal, com produção efetiva de IgA e IgG e células T CD4+ de memória. Os principais alvos observados foram epítopos das proteínas M, N e da espícula, com respostas adicionais para nsp3, nsp4, ORF3a e ORF8.
  2. Foram detectadas células T CD4+ reativas ao SARS-CoV-2 em 40 a 60 % dos indivíduos não expostos anteriormente ao vírus e não doentes, sugerindo a reação cruzada gerada por infecção prévia por outros coronavírus respiratórios (HCoV-OC43 e HCoV-NL63 RBD, representantes de betacoronavírus e alfacoronavírus, respectivamente) em infecção tipo resfriado comum ou outras. Tais pacientes apresentaram IgG em níveis detectáveis para esses coronavírus citados.

Conclusão

Tais observações reforçam a hipótese de que indivíduos previamente infectados por coronavírus diferentes de SARS-CoV-2, como HCoV-OC43 e HCoV-NL63 RBD, apresentam resposta imunológica efetiva para Covid-19 e não desenvolvem a doença, mantém-se assintomáticos mesmo mediante infecção/exposição ou apresentam curso subclínico e/ou não produzirão anticorpos específicos que dêem resultados positivos em testes diagnósticos específicos para SARS-CoV-2.

Maiores detalhes sobre o estudo citado podem ser observados nas referências abaixo.

Referências bibliográficas:

  • Grifoni A, et al. 2020. Targets of T cell responses to SARS-CoV-2 coronavirus in humans with Covid-19 disease and unexposed individuals. 2020 May 20: S0092-8674(20)30610-3.
  • Grifoni A, et al. 2020. A Sequence Homology and Bioinformatic Approach Can Predict Candidate Targets for Immune Responses to SARS-CoV-2. Cell Host Microbe. 2020 Apr 8;27(4):671-680.e2.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão