Covid-19 em crianças: o que o enfermeiro precisa saber?

A pandemia de Covid-19, vivenciada a nível global, tem levantado questionamentos sobre os impactos da doença nas crianças.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A pandemia de Covid-19, vivenciada a nível global, tem levantado questionamentos sobre os impactos da doença na população pediátrica. Até o momento, os estudos mostram que o risco de infecção de crianças pelo vírus SARS-Cov-2 é similar aos adultos, entretanto a doença provoca sintomas respiratórios brandos ou casos assintomáticos, sendo raríssimos os casos com sintomas respiratórios graves.

imagem digital de coronavírus causador da Covid-19 em crianças

Covid-19 em crianças

Assim como nos adultos, a criança com Covid-19 pode desenvolver febre, tosse, congestão nasal, dor de garganta, taquipneia, sibilos e pneumonia. Além disso, é mais comum que crianças também desenvolvam sintomas gastrointestinais como vômitos e diarreia.

Para prevenir a transmissão do vírus, o enfermeiro deve orientar a criança, de acordo com o seu nível de entendimento, e sua família, a maneira correta de higienizar as mãos e a frequência com que deve ser feita, enfatizando o uso de álcool 70% em gel ou água e sabão. É importante esclarecer que higienizar as mãos com água e sabão, e usar álcool em gel após não é recomendado.

Orientar os pais que utilizem áreas como varandas e quintais de suas residências para realizarem banho de sol, importante para produção de vitamina D, principalmente nos bebês. Se não for possível, pode ser aproveitado o feixe de luz solar que entra pela janela em determinados períodos do dia.

Leia também: Uso de máscaras de tecido no combate à Covid-19 é uma estratégia eficaz?

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o Calendário Nacional de Imunização seja seguido, uma vez que não vacinar aumenta a vulnerabilidade de bebês e crianças para outras doenças. Entretanto, os pais devem ser orientados a entrarem em contato com a unidade básica de saúde mais próxima, afim de se informar sobre possíveis alterações nos horários de vacinação da criança, em decorrência da Campanha Nacional contra Influenza.

O aleitamento materno deve ser continuado, caso a mãe esteja com Covid-19. Entretanto, ela deve higienizar as mãos antes de tocar a criança e fazer o uso de máscara durante a amamentação. Se preferir, a mãe pode fazer ordenha do seu leite e solicitar que outro familiar saudável oferece o leite em copinho ou colher. Não existem estudos que apontem a transmissão do vírus através do leite materno. Os riscos de transmissão do vírus da mãe para o bebê são inferiores aos inúmeros benefícios oferecidos pelo aleitamento materno.

Outras medidas gerais para prevenção também devem ser orientadas como permanecer em casa, evitar sair desnecessariamente com a criança, não receber visitas, se possível, limpeza de superfícies e telas (celulares, tablets, etc), limpar/lavar brinquedos e objetos, manter a casa arejada, janelas abertas e orientar medidas de etiqueta respiratória.

Para saber mais, baixe o aplicativo Nursebook e acesse todos os conteúdos sobre Covid-19 gratuitamente.

Referências bibligráficas:

  • Carvalho AP, et al. Orientações a Respeito da Infecção pelo SARS-CoV-2 (conhecida como COVID-19) em Crianças. Sociedade Brasileira de Pediatria, março, 2020.
  • Calendário Vacinal Da Criança E A Pandemia Pelo Coronavírus. Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Imunizações, março, 2020.
  • Matos ALVP. O Aleitamento Materno nos Tempos de COVID-19! Sociedade Brasileira de Pediatria, março, 2020.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão