Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?

Covid-19: Ministério da Saúde anuncia aplicação da quarta dose em pessoas a partir dos 80 anos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Ministério da Saúde anunciou a recomendação da aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 (segunda dose de reforço) em pessoas a partir dos 80 anos.

De preferência, a 4ª dose deve ser aplicada com o imunizante da Pfizer e de maneira alternativa com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço.

A aplicação da segunda dose de reforço em outras faixas etárias ainda não foi definida pela pasta.

Na nota técnica, o Ministério da Saúde destacou que reconhece que há poucos dados sobre a efetividade e a duração de uma quarta dose de reforço da vacina contra a Covid-19, mas que diferentes estratégias de vacinação devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica de cada país e diante do surgimento de novas variantes de preocupação, sobretudo nos grupos mais vulneráveis.

Nesta quinta-feira (24/3), a Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 nesta faixa etária. “A recomendação é que todos os idosos acima de 80 anos procurem uma unidade de saúde para tomar a segunda dose de reforço”, disse o secretário de saúde, Daniel Soranz.

Leia também: A vacinação reduz os sintomas da síndrome pós-covid?

Lançado aplicativo para ajudar no registro das imunizações

Outra novidade na área da saúde é que o Ministério lançou o aplicativo e-SUS Vacinação para ajudar os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) no registro das doses aplicadas durante as campanhas de imunização e nos atendimentos habituais das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo dados do e-SUS APS, existem 49,5 mil salas de vacinação (2,2 mil na região Norte + 19,1 mil no Nordeste + 3,5 mil no Centro-Oeste + 9,2 mil no Sudeste + 7,5 mil no Sul). O aplicativo poderá ser utilizado nos estabelecimentos que utilizam o sistema e-SUS APS com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

O e-SUS Vacinação pode ser usado em tablets e smartphones, facilitando o planejamento das atividades por parte do profissional de saúde e a realização do registro offline de dados.

“O Brasil gasta 10% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em saúde. A Atenção Primária, com mais de 48 mil salas de atendimento e mais de 53 mil equipes de saúde, é que tem feito a diferença”, disse o ministro da saúde, Marcelo Queiroga no lançamento do aplicativo, que aconteceu na Oficina Previne Brasil, em Belo Horizonte, no dia 17 de março. O ministro acrescentou que o orçamento para a área aumentou de R$ 17 bilhões para mais de R$ 25 bilhões desde o início da sua gestão.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Ministério da Saúde recomenda segunda dose de reforço contra a Covid-19 para idosos acima de 80 anos. Portal Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/marco/ministerio-da-saude-recomenda-segunda-dose-de-reforco-contra-a-covid-19-para-idosos-acima-de-80-anos #Ministério da Saúde lança aplicativo e-SUS Vacinação para gestores e profissionais. Portal Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/marco/ministerio-da-saude-lanca-aplicativo-e-sus-vacinacao-para-gestores-e-profissionais #Rio começa a aplicar 4ª dose da vacina contra a Covid em pessoas acima de 80 anos. Portal G1. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/03/24/rio-comeca-a-aplicar-4a-dose-da-vacina-contra-a-covid-em-idosos-nesta-quinta.ghtml
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.