Devo realizar suplementação de vitamina E durante a gestação?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

As orientações e condutas na atenção primária referentes ao cuidado pré-natal são de extrema relevância para os atributos de longitudinalidade e integralidade do cuidado ao binômio mãe-bebê. O momento do pré-natal é a oportunidade de se criar e amadurecer o vínculo, e como muitos de nós ouviram durante o período de formação acadêmica: uma boa puericultura é a extensão de um bom pré-natal.

Por essa razão, durante o processo de cuidado conjunto, a gestante pode trazer muitas dúvidas, muitas vezes inusitadas para o profissional que presta a assistência. Dentre essas dúvidas, suplementação vitamínica é sempre algo que causa ansiedade em ambos os pólos da relação médico-paciente. Em muitos casos as evidências não são uniformes em relação ao que é a melhor prática, o que cria incertezas para o profissional, ao mesmo tempo em que de modo geral há uma expectativa da gestante de que suplementar vitaminas seja sinônimo de bom cuidado em saúde.

cadastro portal

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Suplementação de vitamina E na gestação

Dessa forma, pesquisadores avaliaram as repercussões da suplementação de vitamina E ao longo da gestação. A vitamina E apresenta propriedades antioxidantes, reduzindo assim o estresse oxidativo. É parte da fisiologia da gestação alterações no estresse oxidativo, de forma que seu aumento está relacionado à pré-eclâmpsia, restrição de crescimento fetal e ruptura prematura de membranas. Com base nesse plano de fundo surge a pergunta de pesquisa a ser respondida: devo suplementar vitamina E durante a gestação?

Os pesquisadores do grupo The NNT revisaram os 17 maiores ensaios clínicos acerca do tema, com inclusão de aproximadamente 22.000 mulheres. Durante essa revisão, os pesquisadores avaliaram como desfecho parto prematuro e morte neonatal. Os desfechos secundários incluíram ruptura prematura de membranas e descolamento de placenta.

Leia também: Vitamina D na gestante está associada com melhor prognóstico neonatal

Os resultados da análise ilustraram um aumento estatisticamente significativo no risco de ruptura prematura de membranas entre as pacientes em uso de vitamina E em relação ao placebo. A cada 19 pacientes que realizaram suplementação, uma apresentou ruptura prematura de membranas. Por outro lado, o risco de descolamento de placenta foi menor no grupo de intervenção, de modo que a cada 333 pacientes tratadas, uma apresentou redução no risco de descolamento prematuro de placentas. Em relação os desfechos de maior valor aos pacientes, segundo as pesquisas, o que inclui morte neonatal, não houve nenhum benefício ao se suplementar vitamina E.

As vulnerabilidades metodológicas permanecem, contudo, expressivas. Não há uma uniformidade para a maneira e critérios de suplementação de vitamina E entre os ensaios clínicos avaliados. A maioria das gestantes incluídas nas populações de estudo também estavam utilizando outros suplementos vitamínicos, o que reduz a capacidade de avaliação se os efeitos são decorrentes da vitamina E ou de outra vitamina suplementada.

A mesma controvérsia em relação à suplementação durante a gestação é também observada durante o período neonatal. Na população neonatal, a suplementação de vitamina E para redução de estresse oxidativo foi responsável por aumento de sepse neonatal e enterocolite necrotizante.

Mais do autor: Alta hospitalar qualificada pode reduzir internações?

Mensagem prática

Portanto, a mensagem a ser levada para casa é a não recomendação de suplementação de vitamina E durante a gestação. Embora seu uso possa em algum modo reduzir o risco de descolamento placentário, o uso está fortemente associado ao desencadeamento de ruptura prematura de membranas. Dessa forma, ainda que se especule possibilidades futuras de se avaliar essa intervenção, estudos que a considerem devem ser evitados, uma vez que implicam fatalmente em aumento e exposição de risco materno-fetal conforme as evidências já existentes.

Agora você já sabe como orientar esse tópico de suplementação vitamínica com boas evidências em relação ao uso de vitamina E no seguimento pré-natal. Outras condutas e recomendações na assistência pré-natal você encontra acessando a sessão de ginecologia e obstetrícia do Whitebook.

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Rumbold A, Ota E, Hori H, Miyazaki C, Crowther CA. Vitamin E supplementation in pregnancy. Cochrane Database Syst Rev. 2015(9):CD004069.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar