Diabetes mellitus gestacional (DMG) [vídeo]

Neste quinto episódio da Série Diabetes – Baseado em Evidências, Luiz Fernando Vieira fala sobre o rastreio e o seguimento da DMG.

O Diabetes mellitus gestacional (DMG) acomete cerca de 16% das gestações. No Brasil, todas as gestantes devem ser rastreadas com glicemia de jejum no primeiro trimestre e, se normal, realizar a curva glicêmica entre 24 e 28 semanas.

Além disso, as mulheres com DMG devem realizar a monitorização das glicemias capilares e receber orientações sobre mudanças alimentares e atividade física. Caso a mudança no estilo de vida não seja suficiente para o controle adequado, é necessário iniciar o tratamento medicamentoso com insulina a fim de reduzir os desfechos adversos materno-fetais.

Neste quinto episódio da Série Diabetes – Baseado em Evidências, Luiz Fernando Vieira, médico endocrinologista e conteudista do portal PEBMED comenta sobre o rastreio, diagnóstico, seguimento e manejo dessa doença além dos pontos-chave no tratamento do diabetes tipo 1 e 2 durante a gestação.

Assista abaixo ao episódio!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso canal no YouTube.

Diabetes Mellitus Gestacional (DMG)

Diabetes – Baseado em evidências

A nova série Diabetes – Baseado em evidências tem por objetivo realizar uma ampla revisão baseada nas mais recentes evidências para atualizar os médicos sobre diferentes aspectos da diabetes. Essa doença, que é um dos maiores problemas de saúde mundial, apresenta impactos em todos os sistemas do organismo, por isso conhecê-la a fundo permitirá que o médico aperfeiçoe seu atendimento e tenha um melhor resultado terapêutico. Não deixe de conferir os próximos episódios!

Veja também:

Tópicos abordados no episódio:

  • Recomendações de rastreamento de diabetes na gestação
  • Consequências do diabetes na gestação
  • Abordagem e tratamento
  • Nuances do DM1 e DM2 na gestação

Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Zajdenverg L, Dualib P, Façanha C, Goldbert A, Negrato C, Forti A, Bertoluci M. Tratamento farmacológico do diabetes na gestação. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2022). DOI: 10.29327/557753.2022-13, ISBN: 978-65-5941-622-6.
  • Zajdenverg L, Façanha C, Dualib P, Golbert A, Moisés E, Calderon I, Mattar R, Francisco R, Negrato C, Bertoluci M. Rastreamento e diagnóstico da hiperglicemia na gestação. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2022). DOI: 10.29327/557753.2022-11, ISBN: 978-65-5941-622-6.
  • Zajdenverg L, Façanha C, Dualib P, Goldbert A, Negrato C, Bertoluci M. Planejamento, metas e monitorização do diabetes durante a gestação. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2022). DOI: 10.29327/557753.2022-12, ISBN: 978-65-5941-622-6.