Página Principal > Nutrologia > Dieta sem glúten para crianças pode gerar deficiência nutricional?
dieta e enxaqueca

Dieta sem glúten para crianças pode gerar deficiência nutricional?

Tempo de leitura: 1 minuto.

O consumo de alimentos sem glúten por crianças tem aumentado nos últimos anos, conforme mais famílias vêm adotando esse tipo de dieta. Um novo artigo da revista Pediatrics, publicado em agosto, examinou a qualidade nutricional de produtos sem glúten especificamente comercializados para a população infantil.

Para esse estudo, todos os alimentos direcionados a crianças (por ex: com a palavra ‘crianças’, com desenhos e imagens infantis, com jogos, etc) foram adquiridos de duas grandes cadeias de supermercados do Canadá. Através do modelo de perfil nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), os pesquisadores compararam a qualidade dos produtos com e sem glúten.

Dieta glúten free para crianças

No geral, os alimentos sem glúten apresentaram níveis mais baixos de sódio, gordura total e gordura saturada, mas também menos proteína e uma porcentagem similar de calorias do açúcar em comparação com produtos com glúten.

De acordo com os critérios da OPAS, tanto os produtos sem glúten quanto os produtos “regulares” destinados a crianças podem ser classificados como de baixa qualidade nutricional (88% vs 97%; P <0,001), com níveis similares de açúcar (79% vs 81%; P <0,001).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que alimentos sem glúten direcionados a crianças não são nutricionalmente superiores aos com glúten. Crianças em dieta glúten free podem ter dificuldade para obter uma nutrição adequada.

LEIA MAIS: Dieta sem glúten, risco cardiovascular e uma extrapolação

Referências:

  • The Nutritional Quality of Gluten-Free Products for Children. Charlene Elliott. Pediatrics Aug 2018, 142 (2) e20180525; DOI: 10.1542/peds.2018-0525

2 Comentários

  1. Pesquisa sem futuro encomendada pelas grandes empresas de porcarias. Viva melhor,viva sem glúten, coma comida de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.