Leia mais:
Leia mais:
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Estatinas: FDA solicita a remoção da contra-indicação de seu uso durante a gravidez
Estatinas podem reduzir bridas intestinais no pós-operatório?
A terapia com estatinas para meninas em idade fértil requer discussão sobre anticoncepção
AHA 2020: Efeitos adversos das estatinas são mais ligados a efeito nocebo que a fatores bioquímicos

Diretrizes de dislipidemia no mundo real

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nos últimos cinco anos, as principais sociedades de cardiologia atualizaram suas diretrizes para prevenção e tratamento da dislipidemia e aterosclerose. O ponto central em todas elas é a avaliação dos fatores de risco e o cálculo do risco cardiovascular, sendo a estatina recomendada de modo unânime nos pacientes de maior risco.

As duas principais divergências são a dose – se guiada por meta ou dose máxima sempre – e a população de menor risco – se indica ou não estatina. Estudos prévios sugerem que os escores de risco das diretrizes podem superestimar o risco real de eventos cardiovasculares, suscitando mais dúvidas em relação ao uso de estatina em pessoas de risco baixo a moderado. 

estatinas para tratar a dislipidemia

Diretrizes de dislipidemia

Um estudo dinamarquês aplicou cinco diretrizes internacionais à sua população e comparou o número necessário para tratar (NNT) entre elas. A população tinha mediana de idade na casa dos 60 anos, 60% de homens, 5% de diabéticos e 20-30% de tabagistas.

Recomendações de uso de estatina pelas diretrizes comparadas (de forma resumida)

NICE USPSTF CCS ESC ACC/AHA
LDL > 190 N/A LDL > 193 LDL > 232 LDL > 190
QRISK2≥10% ASCVD≥10% FRS≥10% SCORE≥5% ASCVD≥7,5%

Legenda: a indicação pode ser pelo valor basal do LDL ou pelo escore. Valores LDL em mg/dl. NICE, da Inglaterra. CCS, Canadá. FRS, escore de Framingham. A USPSTF usou versão anterior do escore ASCVD da AHA/ACC, ao passo que a diretriz ACC/AHA está com versão atualizada. IMPORTANTE: a versão ESC utilizada é antiga. A de 2019 recomenda estatina a partir LDL > 190 mg/dl.

O estudo encontrou que a canadense foi a diretriz com mais indicações de estatina: 44%. De modo relacionado, é a diretriz com maior sensibilidade e menor especificidade. Por outro lado, a europeia foi mais conservadora, com 15%, seguida pela USPSTF, 31%. Mas ambas são diretrizes mais antigas.

O que chamou a atenção dos pesquisadores foi que, ao correlacionar com os eventos na população, o NNT foi de 18 a 21, e não houve diferença estatisticamente significativa. Por isso, eles concluíram que qualquer diretriz pode ser utilizada, mas recomendam NICE, CCS e AHA/ACC por serem mais atualizadas. Infelizmente, o estudo não incluiu nossa diretriz brasileira.

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar