Discriminação profissional: você já viveu isso?

Uma análise sobre discriminação profissional e como devemos proceder para evitar e combater atitudes de preconceito com nossos colegas.

Compreende-se como discriminação a forma de tratamento injusto ou negativo direcionado a uma determinada pessoa ou grupo. É quando a igualdade, fundamental no ambiente profissional, é alterada. Define-se preconceito como a opinião formada antecipadamente, sobre determinada pessoa ou grupo, se baseando na ignorância e em estereótipos.

Parece não ter a ver com saúde, mas façamos o seguinte exercício: onde lê-se “determinada pessoa ou grupo”, leia-se “determinada categoria ou grupo profissional. ”

Compreende-se como discriminação, a forma de tratamento injusto ou negativo direcionado a uma determinada categoria ou grupo profissional. É quando a igualdade, fundamental no ambiente profissional, é alterada. Define-se preconceito como a opinião formada antecipadamente sobre determinada categoria ou grupo profissional, se baseando na ignorância e em estereótipos.

Parece não ter a ver com saúde, mas, infelizmente, tem sim. Na nossa prática profissional estamos sujeitos a essas situações. E é bem como descrito na citação de Feldmann: “se baseando na ignorância e os estereótipos”.  

Os estudos e atualizações constantes, associados ao conhecimento das competências profissionais privativas e compartilhadas no serviço em que se está inserido, são as melhores prevenções para este tipo de situação.

Como evitar um ambiente profissional sem discriminação

O local de trabalho também é responsável pela prevenção. Para isso, basta seguir alguns passos:

  • Construir uma cultura que respeite as diferenças

É prioritário na cultura organizacional, através de um tratamento igualitário e inclusivo seja qual for o cargo, o gênero, a cor, a orientação sexual ou as escolhas pessoais de cada um.

Mais do autor: O fisioterapeuta da linha de frente fora do contexto hospitalar

  • Fazer campanhas de diversidade

De forma criativa e relevante, realizar eventos como palestras e debates, abordando o tema para estimular a reflexão, gerar empatia e discutir as dificuldades enfrentadas.

Se você já se identificou ou se identifica com esta situação, por favor, deixe seu comentário abaixo para que possamos, juntos talvez, achar a luz no fim deste túnel já longo demais.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades