ENDO 2021: conectando-se à tecnologia para um melhor atendimento ao paciente com diabetes - PEBMED

ENDO 2021: conectando-se à tecnologia para um melhor atendimento ao paciente com diabetes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Os benefícios da evolução tecnológica, especialmente quanto ao monitoramento do diabetes, foram comentados, hoje, no segundo dia do ENDO 2021. O Dr. Richard Bergenstal fez uma brilhante apresentação discutindo as vantagens da monitorização contínua da glicose (CGM) em comparação com a glicemia capilar, evidenciando a importância de buscar bons parâmetros de controle glicêmico (treat to target).

Durante a discussão, momentos históricos que marcaram a evolução no tratamento de pessoas com diabetes foram lembrados, sendo feita uma correlação com as mudanças nos objetivos do tratamento à medida que se alcançaram novas conquistas.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Diabetes

Há 100 anos não havia disponibilidade de insulina, então, naquele momento, o objetivo primordial era preservar a vida, o que foi conquistado com o início do uso clínico da insulina. Em 1993 o Diabetes Control and Complications Trial (DCCT) deixou evidente que o bom controle glicêmico estava associado à redução de complicações do diabetes, buscando-se a normalização da HbA1c.

Em meados de 2003 se reconhecia a importância da manutenção da glicemia de jejum abaixo de 100 mg/dL. Recomendava-se o uso de algoritmos para ajuste semanal das doses de insulina, buscando-se níveis adequados de HbA1c e prevenção da hipoglicemia. E passando pelo perfil glicêmico ambulatorial, chegamos à monitorização contínua da glicose.

Hoje, buscamos parâmetros bem definidos de tempo no alvo e de tempo abaixo do alvo, o que, além de colaborar com o bom controle da doença, traz ao paciente melhor qualidade de vida.

A dosagem da glicemia capilar possibilitou aos diabéticos a obtenção de informações imediatas sobre seus níveis de glicose permitindo o ajuste de sua terapia de acordo com metas glicêmicas padronizadas (com base no risco de complicações agudas e crônicas da doença).

Entretanto, com o advento da tecnologia CGM houve uma expansão da capacidade de avaliar o controle glicêmico ao longo do dia, fornecendo dados críticos para auxiliar nas decisões diárias de tratamento, e ainda quantificando o tempo abaixo, dentro e acima das metas glicêmicas estabelecidas. O principal objetivo para o controle eficaz e seguro da glicose é aumentar o tempo no alvo enquanto se reduz o tempo abaixo do alvo.

Recomendações da ADA

Segundo as recomendações da American Diabetes Association (ADA), citadas pelo palestrante, o tempo no alvo (TIR) está associado ao risco de complicações microvasculares, e pode ser usado para avaliação do controle glicêmico. Além disso, o tempo abaixo da meta (<70 e <54 mg/dL) e o tempo acima da meta (> 180 mg/dL) são parâmetros úteis para a reavaliação do regime de tratamento.

O quadro abaixo, extraído das diretrizes da ADA 2021, mostra os parâmetros de CGM recomendados para a maioria dos pacientes.

As diretrizes da ADA podem ser consultadas para mais detalhes através deste link.

Mais do congresso:

Autora:

Referências bibliográficas:

  • ENDO 2021 Defining Time-in-Range Targets with CGM. Richard Bergenstal.
  • Glycemic Targets: Standards of Medical Care in Diabetes 2021.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Entrar | Cadastrar