ENDO 2021: qual a relação entre obesidade e Covid-19?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Durante a pandemia ouvimos sobre Covid-19 e relação com obesidade, que já ficou consagrada como fator de risco para casos graves. Hoje, no ENDO 2021, o estudo apresentado virtualmente pela Yu Mi Kang, da Universidade de Yale, abordou este assunto.

O objetivo era determinar a associação entre obesidade com desfechos entre pacientes hospitalizados por Covid-19 em uma coorte multi-hospitalar.

médico medindo circunferência de paciente com obesidade e covid-19

Obesidade e Covid-19

Os pesquisadores analisaram dados de 3.246 pacientes adultos hospitalizados com Covid-19 em cinco hospitais do do Yale New Haven Health System (YNHHS) entre março e novembro de 2020. Os pacientes eram adultos (maiores que 18 anos) e tinham PCR positivo para SARS-COV-2.

A definição de obesidade utilizada foi a da Organização Mundial de Saúde, em que se considera obesidade um índice de massa corpórea (IMC) maior que 29,9 (kg/m²).

Resultados do estudo

A prevalência de obesidade nos pacientes hospitalizados por Covid-19 foi duas vezes maior do que o peso normal (43,7% vs 22,7%). Foi observado que a obesidade se relacionava com aumento da taxa de admissão em terapia intensiva (26,5% vs 22,5%), porém não tinha relação com aumento de mortalidade intra-hospitalar.

O estudo apresentava algumas limitações, como o fato de ser observacional e só ter dados de pacientes intra-hospitalares, não podendo ser generalizado para pacientes que não necessitam de internação. Como ponto forte, a palestrante ressaltou o tamanho significativo da coorte.

Mensagem prática

  • A associação entre obesidade e um curso clínico mais grave de Covid-19 destaca a vulnerabilidade desta população durante a pandemia atual e a necessidade de esforços de saúde pública para prevenir e tratar a obesidade.
  • Deve-se assegurar que a obesidade esteja sendo considerada no Covid-19 com a devida atenção com relação ao manejo e medidas preventivas, como prioridade em vacinação.

Mais do congresso:

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Yu Mi Kang MD, PhD Yale New Haven Health. ENDO 2021. Obesity Is Associated With Intensive Care Use and Duration of ICU Stay but Not Mortality Among 3246 Patients Hospitalized With COVID-19.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Tags

Um comentário

  1. Avatar

    Boa tarde. Muito interessante os artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar