ESC 2019: Prasugrel é melhor que Ticagrelor em pacientes com síndrome coronariana aguda manejados com estratégia invasiva

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O Portal PEBMED vai trazer as principais novidades do congresso 2019 da ESC 2019, que acontece entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. Confira todos os artigos clicando aqui.

O estudo ISAR-REACT 5, desenhado para ser capaz de demonstrar a teórica superioridade do Ticagrelor em relação ao Prasugrel em pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA) submetidos à estratégia invasiva, acabou demonstrando exatamente o oposto.

Aproximadamente 4000 pacientes foram randomizados para receber ticagrelor (n=2012) ou Prasugrel (n=2006). Em pacientes com infarto com supra do segmento ST (IAMCSST), o antiplaquetário era administrado logo na randomização. No caso de SCA sem supra do segmento ST (SCASSST), os pacientes randomizados para o grupo ticagrelor recebiam a droga logo na randomização, enquanto aqueles sorteados para o grupo prasugrel recebiam a medicação no momento do cateterismo cardíaco, após a definição da anatomia, conforme evidências de estudos prévios. Aproximadamente 85% dos pacientes foram revascularizados por intervenção coronária percutânea (ICP).

O desfecho primário foi a combinação de IAM, AVC ou morte e ocorreu em 9.3% dos pacientes do grupo ticagrelor contra 6.9% no grupo prasugrel (RR 1.36, P=0.006), no seguimento de um ano. Além do resultado inesperado, a magnitude da diferença foi muito significativa, demonstrando uma clara superioridade do prasugrel quando comparado lado a lado com o ticagrelor.

Em relação aos desfechos secundários, destaca-se a ocorrência de infarto do miocárdio, que foi menor nos pacientes que receberam prasugrel: 3.7% versus 4.8% – RR 1.23 (IC 95% 1.18-2.25). Os outros desfechos secundários – mortalidade e AVC isolados – tiveram uma tendência numérica em benefício ao prasugrel, porém não atingiram significância estatística. Também não houve diferenças em relação à sangramentos maiores e trombose de stent.

Apesar de se tratar de um estudo bastante robusto, algumas limitações foram levantadas após a apresentação. Entre elas, destacam-se o fato de não ser um estudo cego, a ausência de uma análise específica sobre a aderência das drogas e o momento diferente de administração das medicações.

Muito embora sugira-se estudos complementares para confirmar estes resultado, o ISAR-REACT 5 tem grande potencial de mudar a rotina no atendimento dos pacientes com SCA, sobretudo aqueles com SCASSST. Neste caso, devido à superioridade do prasugrel, o momento de se administrar a droga passaria a ser no cateterismo cardíaco, após a definição da anatomia. Muito provavelmente, isso teria impacto no tempo em que se espera para a estratégia invasiva, com uma tendência a se realizar o cateterismo mais precocemente. Evitando assim um potencial prejuízo relacionado a um tempo prolongado sem terapia dupla antiplaquetária.

Mais do ESC 2019:

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar